Diálogo com ganhadores do Nobel tem participação de aluno Emescam

publicado em 17/11/2021

O Prêmio Nobel é um conjunto de seis prêmios internacionais anuais concedidos em várias categorias para reconhecer pessoas ou instituições que realizaram pesquisas, descobertas ou contribuições notáveis para a humanidade. Desde a sua primeira edição, em 1.901, inúmeros laureados fizeram da sua carreira uma verdadeira história de dedicação e contribuição inestimável para a sociedade.

Neste contexto, um dos grandes orgulhos que a Emescam testemunhou, em sua história de formação de profissionais de excelência, foi ter um de seus alunos convidados a participar de uma conversa com ganhadores do Prêmio Nobel. Uma seleção tão acirrada, que contemplou apenas 16 brasileiros, incluindo o aluno de Medicina da Emescam Bruno Saliba Helmer.

O evento foi gravado com os participantes em cinco sessões entre os dias 8 e 9/11, e foi ao ar dia 16 de novembro no site do Prêmio Nobel. O painel foi todo em Inglês com legendas em português e espanhol, e contou com a presença de: Elizabeth Blackburn, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2009; Emmanuelle Charpentier, Prêmio Nobel de Química em 2020; Bernard Feringa, Prêmio Nobel de Química em 2016; May-Britt Moser, Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina em 2014; Saul Perlmutter, Prêmio Nobel de Física em 2011; Adam Smith, diretor científico da Nobel Prize Outreach e Juleen Zierath, professora de fisiologia clínica integrativa e chefe da Seção de Fisiologia Integrativa do Departamento de Medicina Molecular e Cirurgia e do Departamento de Fisiologia e Farmacologia do Instituto Karolinska.

Intitulado ‘Diálogo Nobel América Latina e Caribe, Unidos pela Ciência’, o evento foi muito produtivo, do ponto de vista de Bruno Saliba: “Vi que a Dra. May-Britt Moser estava anotando vários pontos de vista dos participantes latino-americanos. Além disso, os cinco cientistas que já receberam o prêmio Nobel da Ciência iriam se reunir para compartilhar as suas experiências e suas opiniões. Portanto, acredito que esse evento tem um peso relevante para a comunidade científica de um modo geral, considerando, também, que ela é realizada por nada menos que o Prêmio Nobel”.

Esta foi uma experiência única e marcante, da qual Bruno seguramente irá extrair diversos aprendizados, assim como os demais estudantes e cientistas participantes. ”A experiência foi incrível, tanto de conversar e ouvir diversas pessoas de toda a América Latina, quanto ouvir a Dra. May-Britt Moser, a ganhadora do Prêmio Nobel de Medicina em 2014. Então acredito que foi uma experiência única e muito honrosa de ter sido escolhido para essa oportunidade”, completou Bruno Saliba.

A Emescam tem orgulho de estudantes, que, assim como Bruno, se colocam à frente quando se trata de pesquisa, participando ativamente de todas as oportunidades de se desenvolverem como cientistas, algo amplamente estimulado pela nossa instituição. “Acredito sim que a Emescam me possibilitou de participar desse evento. Graças à Coordenação, eu fiquei sabendo e pude me inscrever. Além disso, o apoio enorme da professora Norma (subcoordenadora do curso de Medicina) e professora Italla (Coordenadora de Centro de Pesquisa e Iniciação Científica) me auxiliou para eu conseguir completar a inscrição e ser indicado a essa oportunidade”.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.