HISTÓRICO DO PROGRAMA
De natureza acadêmica, com característica interdisciplinar, foi autorizado a funcionar pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES (ofício nº 084-4/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV), em reunião dos dias de 21 a 25 de julho de 2008 e criado pela Portaria do MEC nº 590, de 18 de junho de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 19 de junho de 2009.
Em 2012, foi renovado o reconhecimento através da Portaria nº 1077, de 31 de agosto de 2012, e publicado no DOU em 13 de setembro de 2012. Em 2025, o Programa completou dezesseis anos de existência, portanto se trata de um Programa Jovem, ainda em processo de consolidação, que vem firmando sua marca histórica de formar mestres (as) de diferentes áreas do conhecimento.
O Mestrado da Emescam é um programa de vocação originalmente voltada para a área de Serviço Social, abrangendo as áreas de Políticas Públicas, Saúde, Processos Sociais e Desenvolvimento Local e, tramitando em áreas como: saúde, educação, direito, gestão pública, exatas e áreas afins. Essa articulação de vários
campos do saber favorece a efetivação da interdisciplinaridade, por meio da interface
entre diferentes conhecimentos, contribuindo para análises mais amplas da realidade social, que contemplem essa diversidade.
A complexidade dos fenômenos sociais, acirrados pelo agravamento das desigualdades produzidas nas contradições inerentes à sociedade capitalista em seus modos de produção e reestruturação, bem como o entendimento de que a saúde é determinada socialmente, exigem respostas que abarquem a totalidade das determinações dos fenômenos sociais em sua análise, o que pode ser potencializado pela contribuição de múltiplas áreas. Nesse sentido, o Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local situado no contexto da Emescam busca propiciar uma formação inovadora, articulando a fundamentação crítica que baliza o ensino e a formação em Serviço Social aos debates em políticas de saúde, processos sociais e desenvolvimento local.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL – PPGPPDL/ 2025-2028
Pitiguara de Freitas Coelho – Coordenador Geral da Pós-Graduação, Emescam
Italla Maria Pinheiro Bezerra – Coordenadora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, Emescam
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
De natureza acadêmica, com característica interdisciplinar, foi autorizado a funcionar pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES (ofício nº 084-4/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV), em reunião dos dias de 21 a 25 de julho de 2008 e criado pela Portaria do MEC nº 590, de 18 de junho de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 19 de junho de 2009.
Em 2012, foi renovado o reconhecimento através da Portaria nº 1077, de 31 de agosto de 2012, e publicado no DOU em 13 de setembro de 2012. Em 2025, o Programa completou dezesseis anos de existência, portanto trata-se de um Programa Jovem, ainda em processo de consolidação, que vem firmando sua marca histórica de formar mestres (as) de diferentes áreas do conhecimento.
O Mestrado da Emescam é um programa de vocação originalmente voltada para a área de Serviço Social, abrangendo as áreas de Políticas Públicas, Saúde, Processos Sociais e Desenvolvimento Local e, tramitando em áreas como: saúde, educação, direito, gestão pública, exatas e áreas afins. Essa articulação de vários
campos do saber favorece a efetivação da interdisciplinaridade, por meio da interface
entre diferentes conhecimentos, contribuindo para análises mais amplas da realidade social, que contemplem essa diversidade.
A complexidade dos fenômenos sociais, acirrados pelo agravamento das desigualdades produzidas nas contradições inerentes à sociedade capitalista em seus modos de produção e reestruturação, bem como o entendimento de que a saúde é determinada socialmente, exigem respostas que abarquem a totalidade das determinações dos fenômenos sociais em sua análise, o que pode ser potencializado pela contribuição de múltiplas áreas. Nesse sentido, o Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local situado no contexto da Emescam busca propiciar uma formação inovadora, articulando a fundamentação crítica que baliza o ensino, prática, extensão e a formação em Serviço Social aos debates em políticas públicas, saúde, processos sociais e desenvolvimento local.
METODOLOGIA
O Planejamento Estratégico do PPGPPDL traz uma estratégia baseada no método Swot, que é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que em português significam Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Assim, construiu-se um planejamento tendo como base documentos da área, resultados de avaliações, CPA e discussões de colegiados, e para consolidação dos pontos a serem abordados, buscou-se a organização estrutural baseada nesse método.
Assim, o Planejamento Estratégico será pautado pela mesma ideia e organização, conforme contextualização abaixo:
Plano de Ação (foco operacional): Identificação dos pontos críticos ou deficiências do programa e delineamento de ações para “resolver” as limitações encontradas. E após realizado o Planejamento estratégico (foco na formalização dos objetivos estratégicos e metas), para ajudar o PPG a diagnosticar os pontos críticos, formalizar seus objetivos de médio e longo prazo, foram traçados as metas e indicadores para permitir o acompanhamento da evolução do PPG e definir ações com base nos objetivos e metas.
Assim, com objetivo de manter a consistência entre os 3 níveis que envolve o Plano de Desenvolvimento Institucional, Planejamento Estratégico da Pós-Graduação e Planejamento Estratégico do PPG em nível Stricto Sensu, manteve-se esta organização. Para esse momento inicial, tem-se aqui alguns pontos importantes que são comuns em programas nesse nível que devem ser trabalhados continuamente para a consolidação e fortalecimento do Programa:
Primeiramente a ilustração do modelo como segue abaixo em que se dar visibilidade a fatores positivos e negativos destacando: forças e oportunidades como positivos, e fraquezas e ameaças como negativos.
Figura: Modelo de Análise SWOT- Google – https://scopi.com.br/blog/analise-swot/
Para esse momento, tem-se a seguinte estrutura quando se pensa na consolidação e fortalecimento do Programa, baseando nas avaliações da área, eixos temáticos e demais análises.
IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES
– Reunião de apresentação a Coordenação Geral de Pós-graduação e Direção da Emescam
– Divisão de grupos de trabalhos, considerando quatro grandes eixos: Inserção social, Internacionalização, Egresso e Autoavaliação
– Apresentação do Plano de Ação para cada comissão com foco nos eixos e tendo como base os objetivos e metas traçados no Planejamento
– Cronograma de reuniões – quinzenal e quando necessário
– A cada seis meses entre 2021 a 2024, a coordenação faz o acompanhamento das metas e indicadores
ANÁLISE DE RISCOS – PERIODICAMENTE
Entende-se da importância de incorporar estratégias de Gestão de Risco na avaliação da pós-graduação, de forma a identificar potenciais problemas na trajetória do Programa e concentrar esforços na mitigação desses riscos, permitindo que se atinja o potencial desejado pela sociedade, pois se sabe que os programas de pós-graduação estão sujeitos a fatores de risco que podem contribuir para sua descontinuidade, involução ou estagnação.
Assim, é importante que se tenha a capacidade de estruturação da gestão de riscos e saiba usar das informações sobre riscos na tomada de decisão. Para tanto, é importante se trabalhar dentro de um processo de comunicação e consulta e do monitoramento e análise crítica de forma integrada, em que o processo de avaliação de riscos tenha ações integradas, a saber: Identificação de riscos, Análise de riscos, Avaliação de riscos e Tratamento de risco.
Ademais, vale destacar da importância de se usar de métodos qualitativos e quantitativos para identificar os fatores e risco associados ao Programa, em que se inserem avaliações que perpassam pela: Governança e Gestão: relação entre a Responsabilidade corporativa, Transparência e equidade e Eficiência; Financeira: Categoria da IES Fatores mitigantes do risco financeiro e por fim, a Infraestrutura: Corpo docente, Corpo discente, Contexto Regional.
Nesse contexto, o Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, baseando-se nas avaliações da CPA e da autoavaliação, vem periodicamente identificando suas pontes fortes e fracos, e assim, ajustando os riscos de acordo com a avaliação realizada. Tais riscos eles podem existir, mas que a partir de um planejamento estratégico estruturado, com método pautado em se propor metas passíveis de serem realizadas, consegue-se minimizar e enfrentar de forma a garantir a consolidação do Programa e assim, sendo possível desenvolver ações mitigadoras, de forma a evitar a concretização de eventos indesejados.
IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
Construção Dos Objetivos Do Planejamento Estratégico – 2025-2028
A seguir são apresentados os objetivos do planejamento para as três grandes áreas de avaliação que se refere ao programa, a formação e a interação social, plano este para o quadriênio 2025-2028.
Programa
1) Objetivo 1: Avaliar constantemente a proposta curricular do programa e a infraestrutura no sentido de sua qualificação, processo seletivo e comissões de trabalho.
2) Refletir de forma permanente sobre a estrutura curricular do programa, buscando a articulação entre as áreas de formação do corpo docente, as linhas de pesquisa, disciplinas, conteúdos ofertados e parcerias institucionais.
3) Avaliar constantemente a infraestrutura do Programa para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
4) Realizar avaliação anual do perfil corpo docente com vista ao credenciamento/descredenciamento no Programa
5) Oportunizar ao corpo docente condições para o desenvolvimento de atividades de ensino pesquisa e extensão buscando integração com outras instituições nacionais e/ou internacionais.
6) Reavaliar constantemente o planejamento estratégico do Programa, de forma contínua, considerando análise situacional com foco nos objetivos, metas e indicadores voltados para qualificação do Programa sob o olhar do corpo docente, discente e egressos, alinhando-os ao PDI institucional.
7) Realizar periodicamente a autoavaliação do Programa a fim de qualificar seus processos e procedimentos, discutindo: formação de recursos humanos, objetivos, metas e indicadores, políticas de contratação/renovação docente, infraestrutura, qualificação e capacitação docente, políticas de cotas e ações afirmativas.
8) Discutir e descrever o planejamento, metodologias, estratégias e monitoramento do processo de autoavaliação de forma contínua.
Formação
9) Fomentar a produção de dissertações sobre políticas públicas e desenvolvimento, de forma interdisciplinar e atendendo aso projetos de pesquisa vinculados ao programa e suas linhas de pesquisa.
10) Analisar as dissertações quanto a aderência ao tema, composição de bancas e posterior, divulgação das dissertações na Página do Programa.
11) Incentivar a produção intelectual qualificada dos discentes e egressos, buscando a visibilidade social e acadêmica do programa.
12) Acompanhar os egressos do programa a fim de incentivando sua inserção social e acadêmica.
13) Incentivar a produção intelectual qualificada do corpo docente, buscando a visibilidade social e acadêmica do programa.
14) Avaliar as atividades de ensino, orientação, pesquisa e extensão, dos docentes permanentes: número de defesas, distribuição nas linhas de pesquisa, IC, TCC, articulação com a graduação e número de orientandos por docente permanente.
15) Analisar e criar condições para o corpo docente permanente participar de grupos de pesquisa, redes de pesquisa, coordenação de projetos, editais de fomento, parcerias interinstitucionais, organização de eventos, comissão científica de revistas.
Impacto na Sociedade
16) Fomentar a produção inovadora e de impacto regional e nacional no âmbito da questão social, a fim de contribuir para o estudo das políticas públicas, contribuindo para consolidação do Serviço social como área de conhecimento e profissão, assim como a importância do olhar interdisciplinar
17) Fomentar programas e projetos capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, com abrangência regional, nacional e internacional
18) Ampliar a visibilidade do programa, no sentido de demonstrar suas ações e estrutura de funcionamento.
19) Fortalecer ampliar o processo de internacionalização, inserção e visibilidade do PPG
- Comissão Coordenadora
- Comissão Processo Seletivo – Programa Move La América
- Comissão Bolsa de Instituição de Fomento
- Comissão Bolsa de Instituição de Fomento – Revogado
- Comissão de Processo Seletivo
- Comissão de Processo Seletivo – Revogado
- Comissão de Trabalho
- Comissão de Trabalho – Revogado
- Comissão de Trabalho – Revogado 2
CORPO DOCENTE
Prof. Dr. Alan Patricio da Silva (Professor Permanente)
Currículo resumido: Doutor em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário FMABC (2022), Mestre em Ciências pelo Centro Universitário FMABC (2017), Graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina do ABC (2020), Graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2011). Professor do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. É pesquisador e membro do Grupo do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Cientifica do Centro Universitário FMABC, orientador de estudantes de graduação na área da saúde, na concepção da metodologia cientifica e discussão de políticas públicas e promoção de saúde. Possui trabalhos que discutem políticas públicas para a pessoa com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, tecnologia assistiva e comunicação, propostas que desenvolvem soluções para a pessoa com deficiência e contribui para a qualidade de vida e sociedade.
Profa. Dra. Barbara Leite Pereira (Professora Permanente)
Currículo resumido: Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2025) com Doutorado Sanduíche por seis meses na Universidad de Quilmes, Argentina, financiado pela CAPES-PRINT (2024), Mestre em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2013), Graduação em Serviço Social pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2008). Professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Assistente Social do Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Pesquisadora da área de Trabalho, Direito, Adolescência e do Judiciário.
Profa. Dra. Beatriz de Barros Souza (Professora Permanente)
Currículo resumido: Doutora em Psicologia (CNPq/UFES, 2022), Mestra em Direitos Humanos (USP, 2017), com apoio da Fundação Sasakawa (SYLFF, 2016), e Bacharela em Relações Internacionais (PUC-SP, 2011). Professora permanente no Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam, 2023-atual), esteve previamente na Coordenação de Políticas para imigrantes (Prefeitura de São Paulo, 2012-2015) e na educação pública (SEDU-ES, 2022-2024), tendo interesse em pesquisas relativas a gênero, direitos humanos, refúgio e imigração, com foco nas metodologias qualitativas.
Profa. Dra. Fabiana Rosa Neves Smiderle (Professora Permanente)
Currículo resumido: Doutora em Pediatria e Saúde da Criança (área de Concentração: Pediatria) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (2012). Graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Especialização em Condutas de Enfermagem no Paciente Crítico (2006), MBA-Gestão em Saúde (2010) e Pós Graduada em Docência de Ensino Superior (2010). Professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, pesquisadora com ênfase em políticas públicas, saúde, ciclos de vida e determinantes sociais de saúde. Atua como coordenadora e docente do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM. Revisor de periódicos Journal of Human Growth and Development. Editor executivo da Revista Clinics Biopsychosocial.
Prof. Dr. Fernando Rocha Oliveira (Professor Permanente)
Currículo resumido: Doutor em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo, USP (2020), Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP (2015), Graduado em Fisioterapeuta pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP (2012). Pós-Graduado em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela faculdade inspirar (2021). Pós-doutorado no programa de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local. Professor e pesquisador do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Tem experiência na área de Saúde Coletiva e Serviço Social da Saúde, atuando na área de epidemiologia, políticas de saúde, a integralidade e os processos sociais. Tem experiências em pesquisas na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva e reabilitação, epidemiologia, Sistema Nervoso Autônomo e Variabilidade da Frequência Cardíaca.
Profa. Dra. Italla Maria Pinheiro Bezerra (Professora Permanente)
Currículo resumido: Bolsista Produtividade Nivel C- CNPq/Fapes – 2025-2028. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo EACH-USP com foco nas tecnologias, epidemiologia e saúde pela Universidade Federal de Uberlândia, Doutora em Ciências da Saúde (área de concentração: Saúde Coletiva) pela Faculdade de Medicina do ABC, FMABC (2015), Mestre em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba, UFPB (2011), Graduada em Serviço Social pelo Instituto Doctum (2023), Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri, URCA (2008), Coordenadora e Professora Permanente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, tem experiência na área de Saúde Coletiva e Serviço Social da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, saúde, ciclos de vida e determinantes sociais de saúde. Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Membro da equipe de assessoramento da FAPES. Foi Bolsista Produtividade pela Fapes/2023-2025.
Prof. Dr. João Carlos Furlani (Orientador Colaborador)
Currículo resumido: Doutor em História Social das Relações Políticas pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2022), com período sanduíche na British School at Athens (BSA) e leitor na American School of Classical Studies at Athens (ASCSA), Grécia, Mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2017), Graduação bacharelado e licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2015), Especialista em História pela Faculdade de Educação da Serra (FASE). Orientador Colaborador do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Editor da Revista Vox, periódico de Direito e Humanidades da Faculdade de Direito e Ciências Sociais do Leste de Minas (Fadileste). Membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção Espírito Santo (Leir/ES). Tem como foco de estudo História Antiga e Medieval, com ênfase em Império Romano do Oriente, Antiguidade Tardia, Cristianismo, Constantinopla e usos do espaço, além de dialogar com os campos de Teoria da História, Gênero, História das mulheres e Arqueologia Clássica. Recentemente, concluiu o projeto de pós-doutorado intitulado ‘História Urbana e Arqueologia de uma capital: aspectos materiais e cotidianos de Constantinopla (séc. V)’, sob supervisão do Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva.
Profa. Dra. Luciana Carrupt Machado Sogame (Professora Permanente)
Currículo resumido: Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004), Mestre em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (19980 e graduada em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993). Atualmente é professor adjunto da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. É pesquisadora e líder do Núcleo de Estudos em Saúde Pública, Ciclos de Vida e Cuidado Interdisciplinar, grupo certificado pelo Diretório do CNPq desde 2009. Tem experiência na área de Saúde coletiva e Serviço Social da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas para os diferentes ciclos de vida e urgência/emergência. Desenvolve pesquisas na linha Tecnologia na rede de urgência e emergência que tem como objetivo estudar formas de aplicação do geoprocessamento nas informações advindas da rede de urgência e emergência visando melhorar o entendimento a respeito das ocorrências através de análises espaciais que revelarão não apenas o que? e nem quanto?, mas também, onde? está ocorrendo um determinado fato. Possui trabalhos que discutem envelhecimento, violência e rede de urgência/ emergência.
Profa. Dra. Mônica Cattafesta (Professora Permanente)
Currículo resumido: Pós-doutorado em Ciências da Saúde (grande área: ciências da saúde, área: saúde coletiva), Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2021), Mestre em Nutrição e Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2017), Graduada em Serviço Social pela União Brasileira de Faculdades, UNIBF (2024), Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Espírito Santo, UFES (2014), Especialista em Nutrição Clínica Funcional, Especialista em Prescrição de Fitoterápicos e Suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. Professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, tem experiência na área de Saúde Coletiva e Serviço Social da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador e processos de trabalho, Doenças Crônicas não Transmissíveis, epidemiologia, indicadores nutricionais, políticas de saúde e consumo alimentar e padrões alimentares de populações. Desde 2010, é membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Saúde e Nutrição (GEMNUT/Ufes). Atualmente é colaboradora da Global Burden of Disease (GBD) do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da University of Washington e do Núcleo de estudos de saúde pública, ciclos de vida e cuidado interdisciplinar (NESPCI/EMESCAM).
Prof. Dr. Paulo André Stein Messetti (Professor Permanente)
Currículo resumido: Pós-doutorado nas áreas interdisciplinares do biodireito, bioética, epidemiologia aplicada às políticas públicas e avaliação de políticas públicas, Doutor em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, FMABC (2023), Mestre em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo, CUSC (2011), Graduação em Direito pela Universidade de São Paulo, USP (2003). Professor do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Advogado inscrito perante a OAB seccional de São Paulo. Coordenador de Biodireito da Comissão de Direito à Saúde da OAB de São Paulo, Subseção de Pinheiros.
Prof. Dr. Pitiguara de Freitas Coelho (Professor Colaborador)
Currículo resumido: Pós-Doutor pela Universidade de São Paulo (2022). Doutor em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS/ EMESCAM (2019). Mestre em Reumatologia pela UNIFESP, MBA em Gestão da EaD pela Uniuleya (2024); Especialista em Reumatologia pela UNIFESP, Especialista em Docência do Ensino Superior (EMESCAM), Especialista em Fisiologia do Exercício pela USP, Graduado em Fisioterapia pela EMESCAM. Aprimoramento profissional para fisioterapeutas em perícia judicial. Mantenedor e Diretor Geral da Faculdade América (https://faculdadeamerica.com.br); Coordenador de Pós-graduação Stricto Sensu e Lato Sensu da EMESCAM; Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), atuando na linha de Políticas Públicas de saúde, integralidade e processos sociais (https://emescam.br). Tem experiência em gestão, ensino e pesquisa em saúde. Clinica na área de Fisioterapia, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: LER/DORT, fibromialgia, condicionamento físico, lombalgia e osteopatia.
Profa. Dra. Tamires dos Santos Vieira – Pesquisador PROFIX edital (12/2024)
Currículo resumido: Doutora em Biotecnologia e Saúde pela Universidade Federal do Espírito Santo UFES (2023), Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFES (2016) e Especialista em Comportamento Alimentar e em Gestão Pública. Atualmente realiza Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória EMESCAM, com foco no mapeamento do HIV/AIDS no Espírito Santo, analisando perfil sociodemográfico, políticas públicas inovadoras e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Concluiu anteriormente Pós-Doutorado na área de compostos bioativos, investigando as interfaces entre alimentação, inflamação e saúde de puérperas e seus bebês. É graduanda em Gestão Pública. Atua nas áreas de políticas públicas, segurança alimentar, nutrigenômica, epidemiologia nutricional, saúde coletiva, justiça alimentar e Serviço Social da Saúde. Possui experiência em pesquisas qualitativas e quantitativas, análise de dados, produção de relatórios técnicos, elaboração de materiais de advocacy e orientação de estudantes. Atuou em organizações da sociedade civil sobre publicidade de alimentos ultraprocessados no âmbito do Food Policy Program. Integra os grupos de pesquisa GEPPAAS (UFMG), LADEEC (UFES) e EPIGENE (UFES), com forte articulação entre pesquisa, participação social e incidência política.
Profa. Dra. Tassiane Cristina Morais (Professora Permanente)
Currículo resumido: Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, USP (2019), Mestre em Imunologia e Parasitologia Básicas e Aplicadas pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (2014), Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Mato Grosso, UFMT (2008), Especialista em Farmácia Clínica. Professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, tem experiência na área de Saúde Coletiva e Serviço Social da Saúde, atuando na área: saúde materno-infantil, obesidade, epidemiologia, COVID-19 e Saúde Pública. Atualmente é pós-doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). É pesquisadora atuante na linha de Políticas de Saúde, Integralidade e Processos Sociais, professora das Disciplinas de Políticas Públicas de Saúde, Ensino e Prática Docente, também membro da comissão de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM.
CORPO DISCENTE
Nosso Mestrado tem atraído um número significativo de profissionais ligados à gestão pública, principalmente os vinculados ao Governo do Estado do Espírito Santo e as gestões Municípios do interior do Estado, bom como da Região Metropolitana da Grande Vitória. Temos atraído ainda alunos dos Estados vizinhos à exemplo de Manhuaçu/MG. Por seu caráter interdisciplinar, tem atraído profissionais das mais diversas áreas de formação. Temos alunos das Ciências da Saúde (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Educação Física), Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura, Direito, Serviço Social, Comunicação), Ciências Humanas (Psicologia, Educação, História, Filosofia) e Engenharias (Agronomia). Destacamos ainda um aumento da procura por profissionais autônomos. Todos eles têm buscado no nosso Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local aprimoramento da sua formação, qualificação para o exercício da docência e pesquisa, assim como o aprimoramento do trabalho profissional no âmbito das políticas públicas.
EGRESSO
O egresso é um Profissional com competência teórica, política e técnica a desenvolver habilidades de pesquisa e de ensino com foco na interdisciplinaridade, dotando-os de instrumental teórico e metodológico específico, inovador e de alta qualidade em avaliação de políticas públicas de caráter social e da saúde, assim como uma visão crítica sobre a formulação, gestão, acompanhamento e controle social dessas políticas. Espera-se, ainda, que o egresso proponha e desenvolva estratégias de intervenção social, comprometidas com a busca da redução das desigualdades sociais, bem como atividades de produção e divulgação de conhecimentos acadêmico-científicos, por meio da docência, pesquisa e/ou atividade técnico-profissional nessa direção.