Emescam Realiza Jornada Acadêmica com Foco na Emergência Climática e no Compromisso Social das Instituições

publicado em 22/05/2025

Por Anny Freire

A Emescam realiza, entre os dias 10 e 12 de junho, a sua tradicional Jornada Acadêmica (JAE), que este ano traz como tema central “Emergência Climática como Emergência Sanitária: o Compromisso das Instituições”. O evento integra ensino, pesquisa e extensão, e é voltado para alunos da graduação e pós-graduação, professores, corpo técnico-administrativo e também estudantes do ensino fundamental II e médio de escolas públicas e privadas do Espírito Santo.

A programação da JAE contempla diversas categorias de participação, entre elas: extensão, iniciação científica, atividades acadêmicas, ligas acadêmicas, temas livres, pesquisadores do futuro e o III Concurso de Projetos Inovadores.

Segundo a professora Italla Maria, a Jornada Acadêmica tem como principal missão promover uma formação diferenciada e mais completa para os alunos.

“Ela integra o ensino, a pesquisa e a extensão sendo o maior objetivo é trazer uma formação teórico-prática para aquele aluno, dando visibilidade às atividades desenvolvidas ao longo da sua formação.”, afirma.

Entre os destaques está a II Jornada Científica Júnior: Pesquisadores do Futuro, voltada para alunos do ensino fundamental II e médio, que podem submeter trabalhos científicos orientados por professores da própria escola ou da Emescam. A proposta é estimular a vocação científica e valorizar o potencial criativo das novas gerações.

Já o III Concurso de Projetos Inovadores visa fomentar a cultura do empreendedorismo e da inovação no ambiente acadêmico. “A ideia é abrir espaço para que alunos, professores e corpo técnico tragam soluções que podem ser aplicadas tanto na própria Emescam quanto na comunidade. Quando o setor específico propõe algo novo para melhorar processos internos, está contribuindo com a transformação positiva da instituição”, destaca a professora.

Além disso, os participantes têm a oportunidade de vivenciar todas as etapas da produção científica: da submissão à apresentação e publicação em anais.

“O aluno vivencia a apresentação de trabalho, a parte de submissão e a publicação. Isso conta para o currículo acadêmico e também como experiência para processos seletivos, inclusive para residências ou mestrados”, explica Italla.

Outro ponto relevante é a abertura da Jornada Acadêmica para trabalhos de diferentes naturezas. Embora o tema central oriente os debates, a submissão de projetos não precisa estar necessariamente ligada a ele. “A submissão é livre. O tema principal serve para provocar uma reflexão coletiva, mas os trabalhos são transversais e surgem das práticas desenvolvidas em sala de aula, nas pesquisas e projetos de extensão”, explica.

A professora também destaca que, além de estimular a produção acadêmica, a JAE tem papel estratégico na consolidação do programa de mestrado.

“A participação em eventos institucionais como a JAE é um dos indicadores de formação dos estudantes, considerando tanto a visibilidade ao que é desenvolvido na pós-graduação quanto a popularização da ciência”, reforça.

As inscrições para a Jornada Acadêmica seguem até 8 de junho, e os interessados podem submeter seus trabalhos até o dia 01 de junho.

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