Ecossistema da Saúde: Santa Casa e EMESCAM realizam o Processo Seletivo de Residência Médica para 2025

publicado em 30/12/2024

Por Maria Eliza Rodrigues

Em dezembro, a EMESCAM teve a honra de sediar o Processo Seletivo de Residência Médica da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, proporcionando aos candidatos a oportunidade de concorrer a vagas em 13 especialidades médicas.

A Residência Médica é uma especialização regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e supervisionada pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), com duração variável de 2 a 6 anos, dependendo da área escolhida. Este programa é essencial para a formação de médicos altamente qualificados, promovendo a excelência no atendimento à saúde.

Especialidades disponíveis:

  • Anestesiologia
  • Medicina Intensiva
  • Cirurgia Torácica
  • Oftalmologia
  • Clínica Médica
  • Geriatria
  • Cirurgia Geral
  • Obstetrícia e Ginecologia
  • Cardiologia
  • Ortopedia e Traumatologia
  • Oncologia Clínica
  • Neonatologia
  • Dermatologia

O Processo Seletivo foi realizado em duas etapas. A primeira, uma prova teórica objetiva de múltipla escolha, ocorreu no dia 9 de dezembro e avaliou os conceitos gerais e específicos dos candidatos. A segunda etapa, realizada em 15 de dezembro, consistiu em uma prova prática voltada exclusivamente aos aprovados na fase anterior, com o objetivo de testar habilidades técnicas e conhecimentos aprofundados nas especialidades.

O resultado final do Processo Seletivo foi divulgado no dia 23 de dezembro, marcando o início de uma nova etapa para os aprovados. Vale destacar que entre os primeiros lugares estão os egressos da EMESCAM.

Lista dos Egressos:

  • Ginecologia e Obstetrícia

    1. Dra. Rayssa Souza Teixeira
    2. Dra. Eduarda Pimenta Layber
  • Ortopedia e Traumatologia

    1. Dra. Karielly Gasperazzo Pansini
  • Geriatria

    1. Dr. Raphael Paiva Cock Ferreira
    2. Dra. Sophia Lima Castro
  • Oncologia Clínica

    1. Dr. Caio Grafanassi
  • Cirurgia Geral

    1. Dr. Pedro Canal Pimentel
    2. Dr. Mateus Gonçalves Prata dos Reis
    3. Dr. Davi de Souza Catabriga
    4. Dra. Maria Luiza Front Juliá Grossi
  • Clínica Médica

    1. Dra. Julya Leite de Assis Pereira
    2. Dra. Isadora Cardozo Bragatto
    3. Dr. Cláudio de Britto da Silva
    4. Dra. Marcela Francischetto Ribeiro Vianna
    5. Dra. Carolina Rios Andreão
    6. Dra. Gabriela Seguro Gazzinelli
    7. Dra. Louise Morais Alvarenga

 

Criado pelo Decreto nº 80.281, de 5 de setembro de 1977, e regulamentado pela Lei nº 6.931, de 7 de julho de 1981, o Programa de Residência Médica visa não apenas formar especialistas, mas também garantir que esses profissionais estejam aptos a oferecer cuidados humanizados e qualificados. Essa iniciativa está diretamente alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente o ODS 3 (Saúde e Bem-Estar), que promove a saúde de qualidade para todos. Atender o paciente com o cuidado é o que reforça o Residente em Clínica Médica e egresso da EMESCAM, Dr. Raphael Paiva.

Os residentes, ao longo de todo o período no programa, farão parte de uma rotina intensa e de muito aprendizado no hospital, como explica Paiva. “A gente chega no hospital e temos atendimentos tanto ambulatoriais, quanto de enfermaria, bem como atendimentos no Pronto-Socorro e Unidade de Terapia Intensiva (UTI)”, conta.

A Residência Médica não é apenas um diferencial técnico, mas também um passo essencial para o desenvolvimento profissional. Médicos que concluem o programa são mais capacitados, reconhecidos no mercado e valorizados por pacientes e colegas de profissão.

Além de proporcionar uma formação completa e prática em um ecossistema de saúde, a Medicina na EMESCAM oferece aos alunos oportunidades futuras importantes, como a possibilidade de ingressar em programas de residência médica. Isso permite que os recém-formados continuem se especializando em diversas áreas, com treinamento prático e avançado que fortalece suas carreiras e competências clínicas. Essa integração no ecossistema da saúde reflete o compromisso da instituição com os ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação).

Outra oportunidade destacada é a possibilidade de retorno à instituição como docente. Muitos ex-alunos encontram na EMESCAM um ambiente propício para contribuir com a formação de novos médicos, compartilhando suas experiências e conhecimentos acumulados ao longo da carreira. Assim, a EMESCAM não apenas forma profissionais de excelência, mas também cria um ciclo contínuo de aprendizado, inovação e contribuição para a comunidade acadêmica e de saúde.

 

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.