Bem-Estar Emocional na Formação Acadêmica – como a EMESCAM Promove a Saúde Mental de sua Comunidade

publicado em 17/01/2025

Por Anny Freire

Com a campanha do Janeiro Branco, a EMESCAM aproveita para reforçar a importância da saúde mental como elemento essencial para uma vida equilibrada. Compreendendo a relevância da saúde mental e do bem-estar emocional para o sucesso acadêmico e pessoal, a instituição de referência na formação de profissionais da saúde, investe em projetos e iniciativas voltadas à promoção da qualidade de vida de seus alunos e professores.

Segundo o professor doutor Rubens José Loureiro, “a prevenção e o autocuidado são fundamentais para evitar doenças decorrentes do estresse, como ansiedade, depressão e transtornos do pânico. Promover um ambiente de acolhimento e suporte emocional é essencial para que esses futuros profissionais da saúde aprendam a cuidar de si mesmos enquanto cuidam dos outros”.

Dentre essas ações, destaca-se o Núcleo de Apoio Pedagógico e Desenvolvimento (NAPED), um espaço de acolhimento pedagógico que oferece suporte emocional, escuta ativa e promoção da empatia para a comunidade acadêmica.

A pressão enfrentada pelos estudantes da área da saúde é reconhecida como um desafio significativo. O NAPED atua com objetivos claros para mitigar esses impactos, incluindo a facilitação das relações entre alunos, professores e instituição, o apoio à resolução de dificuldades emocionais e a orientação psicopedagógica. Esses atendimentos também promovem a reflexão sobre questões que influenciam diretamente o processo de ensino-aprendizagem.

A Dra. Quézia Anders, reforça a importância da psicoterapia como uma ferramenta essencial para os estudantes:

“A importância de ter um acompanhante de psicoterapia é para gerar uma reorganização de pensamento, dar uma vazão, mostrar uma outra perspectiva. Às vezes a gente pensa que plasticidade é apenas pegar, sentar e ler a matéria, mas muitas vezes ressignificar pensamentos passados, que não estão contribuindo com a sua rotina de estudante, talvez esvaziar os pensamentos excessivos com o futuro, e ficar naquilo que você precisa fazer hoje, faz parte desse ambiente terapêutico”.

Entre as iniciativas do NAPED, o Projeto Bem Viver merece destaque. Este programa abrange atividades como meditação, yoga, aromaterapia, hipnoterapia, pilates, massagens e rodas de conversa, proporcionando aos participantes momentos de relaxamento e autocuidado. Com uma abordagem holística, o Bem Viver busca promover o equilíbrio entre corpo e mente, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e acadêmico dos estudantes. Em 2023, a temática “A Importância da Saúde Mental do Estudante Dentro e Fora da Instituição” norteou as atividades do projeto, que também ocorreram em ambientes externos, como a praia.

Outro destaque é o Projeto Roda de Conversa/Café com NAPED, que promove espaços de troca de experiências e fortalecimento do senso de pertencimento à comunidade acadêmica. Criado durante a pandemia, o projeto tornou-se essencial para que os alunos pudessem compartilhar medos e incertezas, fortalecendo o suporte emocional em um período desafiador.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.