A autoavaliação institucional é um processo permanente de construção e formação. Deve ser uma construção coletiva para o aperfeiçoamento das práticas pedagógicas.

Faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (SINAES), que abrange todas as instituições de educação superior do país.

Quem faz parte da CPA?

A CPA – Comissão Própria de Avaliação é formada por um coordenador, representantes dos alunos, professores e técnico-administrativos além de um membro da comunidade externa.

Quais os objetivos da CPA?

A CPA tem como função principal promover a auto avaliação institucional e a melhoria contínua dos serviços prestados pela EMESCAM contribuindo cada vez mais para a qualidade acadêmica da Instituição.

 A auto avaliação da EMESCAM, vista como um processo cíclico de investigação, de análise, de reflexão-ação e de síntese das dimensões que definem a instituição, tem por objetivos:

  • Envolver a comunidade acadêmica, a comunidade externa e técnico-administrativa na construção de uma cultura de avaliação, de novos processos avaliativos, alternativas e práticas de participação para melhoria institucional;
  • Fornecer dados para reforçar, redirecionar ou redimensionar os compromissos técnico-científico e filosóficos que embasam a formação dos futuros egressos profissionais;
  • Utilizar os resultados com vistas à melhoria da qualidade acadêmica e da sua efetividade social;
  • Disponibilizar os resultados para a comunidade e órgãos competentes para que contribuam com novos indicadores de qualidade e de fragilidades e com novas sugestões, enriquecendo o processo avaliativo interno e externo, favorecendo assim, a melhoria da instituição;
  • Avaliar os próprios processos e resultados avaliativos, tendo em vista seu caráter processual tanto diagnóstico e formativo quanto contínuo e permanente.

O que será avaliado?

Dentro do processo de avaliação dos cursos EaD a CPA promove a avaliação do ambiente virtual de aprendizagem, da qualidade do material didático, dos recursos tecnológicos usados nas aulas, da metodologia do curso, do desempenho dos docentes e tutores, entre outros aspectos que envolvem a qualidade de Ensino da Emescam.

Como ocorre?

Todo semestre o processo de auto avaliação é aberto e a CPA utiliza o Portal Acadêmico para promover as avaliações o que torna o processo bem dinâmico e de fácil acesso pelo aluno.

Após as avaliações os resultados serão disponibilizados aos alunos por meio do site institucional e de reuniões promovidas com os representantes de turma.

A CPA é um importante canal para a melhoria da qualidade dos nossos cursos e por isso a participação de todos os alunos é imprescindível nesse processo. Fique atento aos nossos canais de comunicação!