Carreira Médica Internacional: Oportunidades Exclusivas para Alunos da Emescam

publicado em 16/05/2025

A busca por residência médica nos Estados Unidos pelos acadêmicos da Emescam tem crescido significativamente nos últimos anos. Atenta a essa demanda e comprometida em oferecer as melhores oportunidades para alunos e egressos, a instituição firmou parcerias internacionais que possibilitam participações em programas de Observership MD2B. Esse estágio clínico, realizado em Houston, Texas, tem duração de duas semanas e permite que os estudantes vivenciem de perto a rotina de hospitais e clínicas de referência na especialidade escolhida.

O Observership é uma experiência imersiva em que estudantes de Medicina e médicos podem acompanhar profissionais experientes em suas rotinas clínicas e hospitalares. Essa vivência proporciona um aprendizado de alto nível e amplia o networking dos participantes, abrindo portas para futuras oportunidades profissionais.

“Fazer esse estágio foi uma das melhores decisões que eu tomei na faculdade. Foi incrível poder acompanhar a rotina de um médico nos EUA. Sou muito grata por tudo o que aprendi e por toda a ajuda que recebi nesse processo. Voltei de lá com mais segurança e certeza sobre as minhas escolhas para o futuro”, destaca Carolina Devens, aluna da Emescam.

A experiência internacional também é um diferencial para aqueles que desejam validar seu diploma e ingressar no mercado de trabalho norte-americano. Além de enriquecer o currículo, a participação em um estágio clínico nos EUA pode contribuir para a obtenção de cartas de recomendação, um fator bem-visto no processo de inscrição para a residência médica.

“A melhor parte do estágio é poder ver como funciona a medicina em outro país, principalmente nos Estados Unidos, e comparar com a medicina daqui. Além disso, é possível observar inovações que podem ser aplicadas no Brasil”, comenta Mateus Muniz Venâncio, aluno do 11º período de medicina que participou do programa na área de cirurgia geral.

Em 2024, três alunos da Emescam participaram do intercâmbio e trouxeram na bagagem experiências enriquecedoras. André Torres Garcia, estudante da instituição, escolheu acompanhar a especialidade de cardiologia durante sua estadia nos EUA.

“Tive a honra de conhecer o Dr. Thiagarajan e vivenciar exames como cintilografia miocárdica, testes de esteira e cateterismos cardíacos. Acompanhei rounds nos leitos de enfermaria e UTI, além de consultas ambulatoriais. Essa experiência foi a realização de um sonho e me deixou ainda mais motivado para trilhar minha carreira médica internacional”, afirma André.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.