Ação do Novembro Azul Conscientiza Pacientes sobre o Câncer de Próstata na Santa Casa de Vitória

publicado em 02/12/2024

Por Anny Freire

O Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória recebeu uma ação de conscientização sobre o câncer de próstata, promovida pelo professor Dr. Alexander Hatsumura Casini, em parceria com a Liga de Cirurgia Oncológica (LICON) e a Liga de Urologia (Larures). O evento, que aconteceu no último dia 28 de novembro, integrou as atividades do Novembro Azul, campanha dedicada à saúde do homem, e foi realizado em frente ao ambulatório de cirurgia da instituição, com o objetivo de informar pacientes sobre os sintomas, prevenção e importância do rastreio precoce da doença.

Durante o evento, foram distribuídos panfletos educativos e realizadas conversas com os pacientes, abordando a relevância do diagnóstico precoce. Essa iniciativa promoveu a conscientização, além de ter uma ligação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), reforçando as metas de ODS 3 (Boa Saúde e Bem-Estar), ODS 4 (Educação de Qualidade), ODS 10 (Redução das Desigualdades) e ODS 17 (Parcerias em prol das metas). 

“O câncer de próstata é o segundo câncer mais frequente no sexo masculino. Em termos de gravidade, não tem como comparar e deixar de dar atenção. Por isso, existe um movimento, com a ajuda dos alunos da Emescam, para conscientizar sobre o rastreio da doença. Na maioria dos homens a doença é assintomática, o que reforça a importância do rastreio, feito através do exame de sangue e do exame físico”, destacou o professor e urologista Dr. Alexander.

Além de levar informação e conscientizar aos pacientes, a iniciativa também foi uma oportunidade prática e enriquecedora para os estudantes da Emescam. João Vitor Casini, aluno do 6º período de medicina, comentou a experiência: “Fizemos uma ação bem legal de conscientização ao câncer de próstata. Foi uma experiência enriquecedora; distribuímos panfletos e explicamos sobre a doença e as formas de rastreio. Sabemos que, quando o diagnóstico é feito no início, o tratamento é muito mais eficaz.”

O câncer de próstata ainda é cercado de tabus, o que pode atrasar o diagnóstico e comprometer as chances de cura. Ações como a promovida pelo Dr. Casini e pelas ligas acadêmicas buscam mudar essa realidade, além de mostrar a importância de cuidar da saúde masculina e promover o acesso à informação como uma ferramenta essencial para a prevenção.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.