Apresentação
O I Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável financiado pela FAPES, realizado nesse último final de semana, reuniu pesquisadores, professores, estudantes, trabalhadores de saúde e das diferentes áreas de saber para discutir questões cruciais que permeiam o cenário global contemporâneo, especialmente diante dos desafios impostos pela pandemia de COVID-19.
A atual crise sanitária desencadeada pela pandemia nos trouxe à reflexão, durante o evento, sobre a fragilidade de nossos sistemas, bem como a necessidade premente de repensarmos e fortalecermos nossas políticas públicas. Vimos, mais do que nunca, ser imperativo considerarmos as interconexões entre saúde, desenvolvimento sustentável e os objetivos delineados na Agenda 2030 e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
Ao longo destes dois dias de simpósio, tivemos o privilégio de ouvir especialistas, pesquisadores e profissionais que compartilharam suas análises e experiências sobre como podemos enfrentar os desafios atuais e futuros; discussões que com certeza contribuirão significativamente para a construção de soluções inovadoras e eficazes.
Nossa responsabilidade como agentes de mudança é imensa. Devemos não apenas compreender as complexidades de nossa realidade, mas também agir de maneira coletiva e propositiva. Assim, o simpósio foi um espaço de diálogo aberto, de aprendizado mútuo e de inspiração para transformarmos desafios em oportunidades de crescimento sustentável.
Tivemos a participação de 150 pessoas durante os dois dias de evento, em que foram distribuídos em mesas redondas e a cerimônia de abertura, contanto com a presença de palestrantes internacionais como o Dr Eduardo Siqueira da representantes University of Massachusetts e o Dr Luiz Carlos de Abreu University of Limerick e da UFES, assim como palestrantes nacionais representantes do Ministério Público, prefeitura de Vitória, Universidade Federal do Espírito Santo, Universidade Regional do Cariri, FIOCRUZ, Faculdade de Direito de Vitória e Instituto Jones do Santos Neves.
Dra Italla Maria Pinheiro Bezerra
Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Apresentação
O II Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável financiado pela FAPES e CNPq, realizado nos dias 21 a 23 de novembro de 2024, teve como objetivo reunir especialistas, pesquisadores, estudantes e profissionais de diversas áreas para discutir e propor solução para os desafios globais relacionados a Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável, com foco na Agenda 2030.
Com o tema “Conectando Metas Globais: ODS, Políticas Públicas, Desenvolvimento Local e Movimentos Sociais” o evento atraiu um público diversificado e engajado, interessado em explorar temas que vão desde a implementação de Políticas Ambientais até o Desenvolvimento Econômico Sustentável.
Tivemos a participação de 486 pessoas durante os três dias de evento, em que foram distribuídos em mesas redondas, conferências com egressos e discentes do Programa, apresentações de trabalho e a cerimônia de abertura. Também contamos com presença de instituições e órgãos de renome, que contribuíram significativamente para a construção de soluções inovadoras e eficazes, como a Rede para Políticas Informadas por Evidências (EVIPNET), Universidade de Massachusetts Boston, Secretaria de Estado da Educação (SEDU), Governo do Estado do Espírito Santo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Boston Planning & Development Agency (BPDA) que teve como representante o Dr. Álvaro Eduardo de Castro e Lima na qual realizou a conferencia magna do evento, entre outras instituições que foram fundamentais para a promoção e consolidação do II Simpósio Internacional em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável da Emescam.
Dra Italla Maria Pinheiro Bezerra
Coordenadora do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local