CURRÍCULO INTEGRADO
O Programa vem buscando a (re)estruturação do currículo alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), trazendo uma abordagem interdisciplinar e prática, que permite aos estudantes adquirirem conhecimento teórico e habilidades para enfrentar os desafios globais.
Ademais, o Programa tendo um papel crucial na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) vem através do ensino, pesquisa e engajamento com a comunidade (a inserção social), capacitando os estudantes a se tornarem líderes e inovadores na implementação de soluções sustentáveis.
Através de um currículo alinhado com os ODS, projetos de pesquisa aplicada, e engajamento comunitário, o mestrado vem a contribuir significativamente para a realização dos objetivos globais de desenvolvimento sustentável.
ESTRUTURA CURRICULAR
Área de Concentração
Políticas Públicas, Saúde, Processos Sociais e Desenvolvimento Local
A área de concentração do programa está fundamentada em uma concepção abrangente de Políticas Públicas, com foco na articulação entre as relações sociais, o Estado e o Desenvolvimento Local. Busca-se compreender os processos decisórios em saúde e outros contextos interdisciplinares, sempre mediados pelos Processos Sociais e estruturados a partir dos princípios da Justiça Social e da política pública, considerando as contradições da realidade nacional, marcada pela exclusão de grandes parcelas da população dos direitos sociais. A área amplia a noção de saúde além das Ciências Biomédicas, integrando as determinações históricas, políticas, sociais e culturais que moldam o espaço local. Ao estudar as especificidades do Espírito Santo e de diferentes regiões brasileiras, a área aborda as interações locais como reflexo e motor das realidades nacionais. Essa área de concentração promove uma visão crítica e sistêmica do desenvolvimento local, conectando questões de saúde, justiça social e políticas públicas em prol de um desenvolvimento mais justo e sustentável.
Linhas de Pesquisa
Linhas de Pesquisa 1: Políticas de Saúde, Integralidade e Processos Sociais
Esta linha de pesquisa aglutina os estudos sobre as Políticas de saúde que direcionam o Sistema de Saúde vigente e a atenção à saúde suplementar. Analisa os aspectos da saúde ampliada que se desdobraram dos debates iniciados na década de 1970, a partir do Movimento de Reforma Sanitária. Tal compreensão do processo saúde doença afirma sua determinação social e por isso aborda as condições de vida e de trabalho do ser social, de onde se originam os múltiplos aspectos envolvidos nesse processo. Privilegia as pesquisas sobre o Sistema Único de Saúde, considerando suas diretrizes como universalidade, integralidade e equidade, além de pesquisas que trazem a discussão dos indicadores de saúde e a relação com os determinantes sociais. Abrange também os estudos sobre os processos de trabalhos em equipes interdisciplinares e de luta dos movimentos sociais pela garantia das condições da saúde coletiva. Inclui, ainda, estudos epidemiológicos, de redes de serviços de saúde, de processos de gestão na interface com processos socioeconômicos, culturais, ambientais, de tecnologia e inovação, aliando a concepção da dimensão saúde à inovação. Ainda abrange estudos sobre formação profissional, acessibilidade e participação do usuário no controle social. Destaca ainda a interconexão entre saúde e desenvolvimento sustentável, abordando a saúde como uma questão holística que exige esforços multissetoriais para atingir uma sociedade mais justa e saudável.
Linhas de Pesquisa 2: Processos de Trabalho, Políticas Públicas e Desenvolvimento Local
Esta linha de pesquisa reúne os estudos sobre o trabalho e os processos de trabalho na sociedade capitalista, considerando-os a partir das profundas transformações em sua materialidade, que afetam as formas de organização social. Propõe ainda o estudo dos determinantes sociais que permeiam as relações Estado-sociedade e as concepções de desenvolvimento, contemplando as políticas públicas e os diversos processos e movimentos sociais urbanos e rurais. Abarca também os estudos sobre meio ambiente, as condições de vida, de trabalho e de organização do ser social, nos espaços e territórios da vida social e da esfera pública, assim como estudos que compreendam os determinantes sociais e as condições de trabalho impactam a saúde dos indivíduos e na formulação de políticas públicas que promovam o bem-estar e o desenvolvimento sustentável. Abrange os estudos sobre as relações das políticas públicas dirigidas aos distintos segmentos populacionais em situação de vulnerabilidade considerando o contexto rural e urbano.
Linhas de Pesquisa 3: Serviço Social, Processos Sociais e Sujeitos de Direito
Esta linha de pesquisa abrange o Serviço Social e processos sociais como participação, emancipação, pobreza e violência, analisando-os em sua relação com processos econômicos, culturais e ambientais. Com uma abordagem crítica, busca identificar as múltiplas expressões da questão social e suas respostas nas políticas públicas, considerando as dinâmicas que permeiam o campo do Serviço Social. Também investiga as lutas por direitos de cidadania e as formas de resistência frente às desigualdades e exclusões, além de estudar as contradições históricas e contemporâneas da profissão em um contexto de reestruturação produtiva e mudanças globais. Focaliza as relações Estado-sociedade e a atuação de atores sociais em defesa dos direitos civis, políticos e humanos, visando fortalecer a democracia e promover uma sociedade mais justa e sustentável.
DISCIPLINAS
As disciplinas estão organizadas de forma a promover uma articulação de ideias e categorias teóricas situadas no interior da área de Serviço Social com a discussão da política pública de saúde e daquelas voltadas para o desenvolvimento local, tomando de forma crítica os processos sociais como ponto de partida para a análise da realidade social em sua totalidade. Pretendemos a construção de uma concepção de políticas públicas numa perspectiva de totalidade que revela-se imprescindível, especialmente para a área da saúde, que tem na integralidade um de seus eixos centrais.
Nessa direção, a abordagem interdisciplinar como foco do Programa tem suscitado a necessidade da problematização teórica da integralidade, com ênfase no estudo das políticas de saúde e no seu necessário diálogo com as demais políticas. Tal concepção acaba, assim, se aproximando de uma visão de totalidade para problematizar os processos de trabalho e os processos sociais, cujas expressões se materializam na questão social. Desta forma, o mestrado está estruturado com 18 disciplinas, sendo 3 obrigatórias e 15 optativas.
As disciplinas optativas poderão ser cursadas pelos alunos das três linhas de pesquisa de acordo com o desenho do Projeto de Pesquisa do discente e de acordo com a orientação do professor orientador. O aluno deverá cumprir pelo menos 3 disciplinas optativas, perfazendo um total de 9 créditos. Cada uma delas possui 45 (quarenta e cinco) horas e contabiliza 3 (três) créditos.
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS:
ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Raízes do pensamento político. A autonomia do político (Maquiavel). O Contratualismo (Hobbes, Locke e Rousseau). Estado e Classes sociais (Hegel, Marx e Gramsci) e questão social. O debate contemporâneo: Liberalismo e Neoliberalismo; Marxismo. A teoria Keynesiana e o Estado intervencionista. Contextualização das Políticas Públicas no marco das transformações societárias do final do século XX. Teorias contemporâneas sobre Políticas Públicas. Formação e fundamentos políticos e jurídicos do Estado brasileiro e os sistemas de proteção social. Reforma do Estado, processo de privatização e terceirização das políticas públicas recentes, política neoliberal e suas repercussões nas políticas públicas pós 1988. Estudo das concepções sobre questão social, destacando os elementos que a constituem na história da sociedade. Políticas Públicas e Desigualdades Sociais. Determinantes históricos da questão social e do significado das políticas públicas nas formas de seu enfrentamento nos marcos do capitalismo. Agenda 2030 e o Brasil.
Carga horária: 45h Créditos: 3
PROCESSOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Debate teórico sobre processos sociais de longo alcance, transformações sociais e revoluções. Desenvolvimento Local: Conceitos e Abordagens. Políticas Públicas e sua Interface com o Desenvolvimento Local. Revoluções sociais burguesas (séc. XVIII e XIX) e proletárias (séc. XIX e XX). O processo de industrialização do capitalismo originário ao imperialismo. Experiências de regimes políticos no século XX: totalitarismos, Estado de Bem-Estar Social e suas crises. Desenvolvimento econômico mundializado e formação econômica da região capixaba (séc. XX e XXI). Mutações na centralidade entre os municípios. Impactos ambientais e na qualidade de vida provocados pela expansão industrial e pela urbanização em nível regional. Processos de resistência dos povos originários, quilombolas e pelas famílias da pequena produção agropecuária. Participação Social e Movimentos Comunitários. Movimentos sociais urbanos na Grande Vitória e no interior. Dinâmicas Sociais e Desigualdades. Políticas públicas e desenvolvimento Local no contexto das metas globais dos ODS/Agenda 2030.Análise de experiências bem-sucedidas de desenvolvimento local no Brasil e no mundo. Agenda 2030 no planejamento público. Avaliação de impacto social em projetos de desenvolvimento local.
Carga horária: 45h Créditos: 3
METODOLOGIA CIENTÍFICA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: As diferentes formas de conhecimento, a linguagem científica e os critérios de cientificidade. Epistemologia das ciências humanas e sociais. Aspectos gerais da investigação científica. Tipologia de pesquisa e as principais estratégias metodológicas. Técnicas e instrumentos. Etapas para a elaboração de projetos de pesquisa. Considerações éticas que envolvem a pesquisa com seres humanos. Processo de desenvolvimento da pesquisa. Introdução geral à pesquisa quantitativa e qualitativa.
Carga horária: 45h Créditos: 3
DISCIPLINAS OPTATIVAS:
QUESTÃO SOCIAL NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Determinações sócio históricas do trabalho e da questão social nos marcos do capitalismo. A centralidade da categoria trabalho e a relação ontológica do ser social com a questão social. Transformações do capitalismo contemporâneo e as expressões da questão social e suas particularidades no Brasil. Questão social e políticas públicas no capitalismo contemporâneo e o debate da questão social no Serviço Social. Dinâmicas Sociais e Desigualdades e a Agenda 2030. Questão social, direitos e políticas pública. Determinantes históricos da questão social e do significado das políticas públicas nas formas de seu enfrentamento nos marcos do capitalismo.
Carga horária: 45h Créditos: 3
DIREITOS DE CIDADANIA E SUJEITOS DE DIREITOS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Direitos de cidadania na acepção clássica nas intersecções de nacionalidade, classe e renda. Novos direitos de cidadania e a incorporação de determinantes de raça/etnia, gênero/orientação sexual, e de preservação do planeta para as gerações futuras. O debate contemporâneo sobre a formação de sujeitos de direitos. Redes de sociabilidade e políticas de proteção de direitos humanos e de cidadania. Práticas de proteção (organismos que se organizam em redes sociais, famílias e estratégias de sobrevivência; ONGs). Questão social, direitos e políticas pública. Declaração dos direitos humanos e os ODS.
Carga horária: 45h Créditos: 3
LUTAS POLÍTICAS E MOVIMENTOS SOCIAIS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: A questão da reforma e da revolução no debate clássico e contemporâneo. Emancipação humana, transformações societárias e políticas da perspectiva das classes sociais, formação da consciência de classe e os desafios para a formação do sujeito coletivo. Movimentos sociais e a perspectiva gramsciana de Estado ampliado, representatividade, controle social e poder político. Movimentos sociais urbanos e rurais e a cultura política brasileira. Novos movimentos sociais em diferentes perspectivas analíticas.
Carga horária: 45h Créditos: 3
METODOLOGIA DA PESQUISA QUALITATIVA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Aportes teóricos e metodológicos para o desenho da pesquisa na abordagem qualitativa. Método fenomenológico e método dialético. Aproximação aos diferentes tipos de pesquisa qualitativa: estudo de campo, pesquisa documental, estudo de caso, pesquisa participante, pesquisa-ação, estudo etnográfico, história oral. Instrumentos, técnicas e procedimentos de coleta de dados em pesquisa qualitativa: observação, questionário, formulário, entrevista, grupo focal, depoimentos. A análise qualitativa de dados.
Carga horária: 45h Créditos: 3
METODOLOGIA DA PESQUISA QUANTITATIVA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Paradigmas da ciência, da metodologia e da pesquisa quantitativa. Desenho e Desenvolvimento de projetos. Aspetos éticos, bioéticos e normas reguladoras da pesquisa de metodologia quantitativa. Elaboração e estrutura básica dos projetos de pesquisa. Tipos de estudos e projetos quantitativos. Adequação de métodos e técnicas aos objetivos de estudos quantitativos em políticas sociais e de saúde. Preparação de bancos de dados. Aplicação e análises estatísticas básicas da pesquisa quantitativa. Utilização de pacotes estatísticos como banco de dados e análises de dados.
Carga horária: 45h Créditos: 3
EPIDEMIOLOGIA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Epidemiologia, Ciências Humanas e Sociais e a integração das ciências. Aspectos históricos e epistemológicos da Epidemiologia. Epidemiologia e o campo da saúde coletiva. Determinação social e causalidade em saúde. ODS e indicadores de saúde. Conceito de risco. Medidas de ocorrência de eventos no processo saúde-doença. Fontes de dados. Instrumentos de coleta de dados. Desenhos de pesquisa epidemiológica. Modelos de análise epidemiológica. Epidemiologia Social e Epidemiologia Crítica. Epidemiologia do ciclo vital.
Carga horária: 45h Créditos: 3
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Evolução histórica da concepção de Saúde Coletiva desde as origens da Medicina Social na Europa. O papel das ciências sociais aplicadas na promoção da saúde pública. Determinantes sociais da saúde. Vulnerabilidade, promoção e prevenção em saúde. A emergência da Saúde Coletiva como política pública e movimento social no Brasil e a proposição do Sistema Único de Saúde. Ordenamento jurídico, operacionalização, princípios e diretrizes do SUS. Modelos de atenção à saúde no Brasil, a Política de Saúde, Política Social, participação e controle social na atenção à saúde. Sistemas comparados de saúde e o financiamento da saúde. Saúde como atividade econômica. A questão social e suas expressões contemporâneas no contexto da saúde, pobreza e exclusão. Políticas de desenvolvimento local como instrumento de inclusão social e promoção da saúde. Intersetorialidade na promoção da saúde e desenvolvimento sustentável. Análise crítica das políticas de saúde no contexto das metas globais dos ODS.
Carga horária: 45h Créditos: 3
POLÍTICAS PÚBLICAS E TRABALHO
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: A categoria Trabalho. Os sentidos do trabalho nas ciências sociais e sua centralidade na vida social. A divisão do trabalho e as classes sociais. A formação da classe trabalhadora. Sindicalismo e luta de classes. Taylorismo-fordismo, produção flexível e transformações atuais no mundo do trabalho. Questão social e trabalho. Flexibilização das relações de trabalho. Políticas públicas de trabalho, emprego e renda. A sociedade capitalista atual e o futuro do trabalho. A questão social na sociedade contemporânea. Trabalho decente e agenda 2030.
Carga horária: 45h Créditos: 3
BIOÉTICA E POLÍTICAS PÚBLICAS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Princípios da bioética, a origem e a evolução de seus conceitos. As vertentes das bioéticas. O biodireito, os direitos humanos e os direitos fundamentais – conceitos, abrangência e significado. Ética, direito e políticas públicas em suas relações intrínsecas. Ética, novas tecnologias da saúde e da produção de inovação e conhecimento compartilhado no campo da saúde. A bioética das situações persistentes: desigualdades sociais e de gênero, racismo, aborto e eutanásia. Bioética das situações emergentes: fecundação assistida, projeto genoma humano, engenharia genética, transplante de órgãos e tecidos, pesquisa com seres humanos. Compra, venda e aluguel de partes do corpo. Pandemia: Covid-19 e o exercício de direitos. Bioética e direitos humanos.
Carga horária: 45h Créditos: 3
TERRITÓRIO E SAÚDE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Diferentes conceitos de espaço, território e territorialidade e suas contingências. O papel do território na construção das políticas de saúde. Descrever o conceito Índices, Coeficientes e Indicadores na Saúde. A cartografia e o uso das geotecnologias no planejamento, gestão em saúde e questão e saúde. Geodados fornecidos pelo IBGE. Agenda 2030 e os ODS. Questão social e os determinantes socias.
Carga horária: 45h Créditos: 3
PLANEJAMENTO, GESTÃO E AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Histórico, desenvolvimento, importância e concepções de análise e avaliação de políticas e programas sociais. Análise e avaliação de políticas sociais como processo e resultado da relação entre Estado e classes sociais. A avaliação como pesquisa e elemento revelador do significado, abrangência, limites e contradições das políticas sociais e da saúde. Planejamento, Gestão e Avaliação de Políticas Públicas. Índices e coeficientes indicadores. Principais tipos e modalidades de indicadores na saúde. agenda 2030 no planejamento público. Políticas públicas no contexto das metas globais dos ODS.
Carga horária: 45h Créditos: 3
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA POLÍTICA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: A Economia Política Clássica e a Crítica Marxista da Economia Política. Trabalho, Mercadoria, Valor e Preço. Os Modos de Produção pré-capitalistas. O Modo de Produção Capitalista e a exploração do trabalho. Mais-Valia, Lucro e taxa de Lucro. Crises e contradições do capitalismo. O imperialismo. O Capitalismo Contemporâneo: A Manufatura, o Taylorismo-Fordismo, o Modelo Japonês, e a Mundialização do Capital. Economia política e avaliação em políticas públicas no Brasil. Economia social e solidária e a Agenda 2030.
Carga horária: 45h Créditos: 3
ENSINO E PRÁTICA DOCENTE
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: A formação pedagógica do professor universitário; Novas perspectivas em metodologia de ensino e prática docente; Estudo da Pedagogia da autonomia de Paulo Freire; Estratégias de ensinagem; Estratégias de ensinagem; Diretrizes curriculares do MEC para cursos de graduação na área da saúde; Práticas pedagógicas para o Século XXI; Práticas inovadoras na formação de professores; Gestão estratégica da informação, do conhecimento e das competências no ambiente educacional; Práticas inovadoras na formação de professores; O internato e os estágios baseados em competências; Desafios na busca de novas oportunidades de aprendizado, inovação e competitividade; Educação e os ODS. Realização de atividade prática em sala de aula.
Carga horária: 45h Créditos: 3
PROCESSOS SOCIAIS E CIDADANIA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: O agir político do homem como ser social e histórico. Processo histórico, racionalidade política e consciência dos atores sociais. Processos sociais e lutas políticas na construção da cidadania. Histórica proclamação de direitos e desproteção efetiva. Necessidades sociais, demandas por democracia e por direitos. Estado democrático representativo e as restrições neoliberais à cidadania.
Carga horária: 45h Créditos: 3
BASES DE INTERSETORIALIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE NAS POLÍTICAS PÚBLICAS
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: A construção do conhecimento e principais teorias na ciência moderna. Relações de saberes e de poder. As categorias: historicidade, totalidade e contradição, no materialismo dialético. Questão social, pobreza, desigualdades sociais e políticas públicas. Sistema de proteção social. Interdisciplinaridade: articulação de saberes e experiências de trabalho em equipe. Intersetorialidade: gestão pública, sinergia, integração e interdependência das políticas públicas, base territorial e sociomatricialidade familiar. Ampliação do conceito de Interdisciplinaridade e de Intersetorialidade nas políticas públicas de assistência social, educação e saúde. Relação da Interdisciplinaridade e da Intersetorialidade com o alcance dos ODS.
Carga horária: 45h Créditos: 3
REDAÇÃO CIENTÍFICA
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Nivelamento sobre escrita científica. Produção do conhecimento. A importância da pesquisa na produção do conhecimento. Pesquisa Social. A base conceitual para o estudo da estrutura metodológica do projeto de pesquisa. Escrita científica na prática.
Carga horária: 45h Créditos: 3
GLOBAL PUBLIC POLICY: GOOD PRACTICES
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Introduction to Global Public Policy; emerging global public policy issues, global public health and well-being; Economic development and reduced inequality, migrants and refugees, international security and international conflicts, technology, global innovation and sustainable development, global justice and equity, social responsibility and the environment, Global public policy good practices; human rights policy and advocacy.
Carga horária: 45h Créditos: 3
TÉCNICAS AVANÇADAS PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO E PRODUÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
Ementa: Habilidades avançadas para a elaboração e defesa de dissertações, além da produção de artigos científicos de alto impacto. Aborda técnicas de organização e estruturação de textos científicos, métodos de pesquisa, estratégias de apresentação oral e escrita, uso de ferramentas tecnológicas para gestão de referências e revisão por pares, além de questões éticas e boas práticas editoriais. Atividades práticas incluem simulações de defesa de dissertação, revisão de manuscritos e workshops de publicação científica, capacitando os alunos a dominar o processo acadêmico com excelência.
Carga horária: 45h Créditos: 3
TÓPICOS ESPECIAIS I E II
Ementa: Disciplina com ementa aberta, sujeita à necessidade da conjuntura, das demandas dos alunos e seus projetos de pesquisa, da disponibilidade de professores para oferecer conteúdos novos e importantes nas Linhas de Pesquisa.
Carga horária: 45h Créditos: 3
INFORMAÇÕES IMPORTANTES
As disciplinas optativas são cursadas pelos alunos das três linhas de pesquisa de acordo com o desenho do Projeto de Pesquisa do discente e com a orientação do professor orientador. O aluno deverá cumprir pelo menos 3 (três) disciplinas optativas, perfazendo um total de 9 (nove) créditos. Núcleos de Pesquisa e Atividade Acadêmicas
Participação em Núcleos de Pesquisa
De caráter obrigatório para as três as linhas, valendo dois (2) créditos à participação no Núcleo em cada semestre, que serão atribuídos segundo critérios definidos regimentalmente. Como proposta, o novo Projeto sugere a constituição de dois (2) Núcleos de Pesquisa, agregando os professores de forma interdisciplinar, sendo estes:
1. Estudos em Políticas de Saúde e Processos Sociais;
2. Políticas Públicas, Processos Sociais e Desenvolvimento Local.
Participação em atividades de orientação
A participação em atividades de orientação é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir 3 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas: Estudos orientados para qualificação; Estudos orientados para dissertação I e Estudos orientados para dissertação II.
Participação em Atividades Acadêmicas
A participação em atividades acadêmicas é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir pelo menos 2 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas:
1. Atividade Acadêmica I – apresentação de trabalho em eventos científicos, equivalendo 1 ponto;
2. Atividade Acadêmica II – publicação de trabalho completo em Anais de Evento Científico reconhecido pela área de serviço social, equivalendo 2 pontos
3. Atividade Acadêmica III – publicação de capítulo de livro, equivalendo 2 pontos
4. Atividade Acadêmica IV – Publicação de artigo em periódico especializado reconhecido pela área de serviço social, equivalendo 3 pontos.
Total de Créditos para Titulação:
O Programa de Mestrado tem 27 (vinte e sete) créditos, assim distribuídos:
1. Nove (9) créditos em disciplinas obrigatórias,
2. No mínimo nove (9) créditos em disciplinas optativas,
3. No mínimo quatro (4) créditos em participação nos núcleos de pesquisa,
4. Três (3) créditos em atividades de orientação,
5. No mínimo dois (2) créditos em participação de atividade acadêmica.
CRÉDITOS
Para a titulação do Mestrado o aluno deverá cumprir o total de 27 créditos, distribuídos da seguinte forma:
Disciplinas obrigatórias: 09 créditos
Disciplinas optativas: 09 créditos (mínimo)
Participação em núcleos de pesquisa: 4 (mínimo)
Atividades de orientação: 3 créditos
Atividades Acadêmicas: 2 créditos no mínimo
III. Participação em Núcleos de Pesquisa
De caráter obrigatório para as três as linhas, valendo dois (2) créditos à participação no Núcleo em cada semestre, que serão atribuídos segundo critérios definidos regimentalmente. Como proposta, o novo Projeto sugere a constituição de dois (2) Núcleos de Pesquisa, agregando os professores de forma interdisciplinar.
Núcleos de Estudos e Pesquisas (confira as opções no link Núcleo de pesquisa)
IV. Participação em atividades de orientação
A participação em atividades de orientação é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir 3 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas:
– Estudos orientados para qualificação: 1 crédito
– Estudos orientados para dissertação I: 1 crédito
– Estudos orientados para dissertação II: 1 crédito
V. Participação em Atividades Acadêmicas
A participação em atividades acadêmicas é de caráter obrigatório para a conclusão do curso e o aluno deverá cumprir pelo menos 2 créditos. Será considerada participação em atividades acadêmicas:
– 1 crédito:
Atividade Acadêmica I
Apresentação de trabalho em eventos científicos
– 2 créditos:
Atividade Acadêmica II
Publicação de trabalho completo em Anais de Evento Científico reconhecido pela área de serviço social
– 2 créditos:
Atividade Acadêmica III
Publicação de capítulo de livro
– 3 créditos:
Atividade Acadêmica IV
Publicação de artigo em periódico especializado reconhecido pela área de serviço social