Iniciação Científica Júnior Inspira Jovens a se Tornarem Futuros Pesquisadores e Cria Oportunidades para Transformar o Aprendizado em Ciência

publicado em 19/11/2024

Por Leonardo Miranda

O incentivo à pesquisa científica desde o começo da trajetória estudantil, faz com que os estudantes desenvolvam habilidades fundamentais como a curiosidade, o pensamento e a análise crítica. Essa é uma iniciativa muito importante para promover a reflexão crítica dos alunos sobre a sua realidade, e integrar os jovens ao universo científico, expandindo o acesso ao conhecimento inovador.

Pensando nisso, a Jornada Acadêmica da Emescam (JAE), em sua 5ª edição, mais uma vez promoveu a Iniciação Científica Júnior, um projeto direcionado a possibilitar a inserção de alunos do ensino fundamental e médio no campo da pesquisa científica.

O projeto que teve seu início na última edição da JAE, tem como objetivo inspirar os estudantes a se tornarem cientistas e pesquisadores no futuro. É o que reforça o professor do Mestrado da Emescam, e um dos fomentadores do projeto, Cesar Albenes. “É uma maneira de preparar os estudantes para quando eles entrarem na academia, já estejam direcionados para a pesquisa científica. O objetivo é formar jovens pesquisadores”, ressalta o professor.

Alunos da rede de ensino Sesi, uma das instituições participantes da ICJ, já são estimulados a ter o olhar científico por meio da disciplina de TCC. É o que explica o professor Albertino, da Unidade Sesi Campo Grande. “Nessa disciplina, os alunos são apresentados à vida acadêmica, e no final do ano letivo, são estimulados a desenvolverem um Trabalho de Conclusão de Curso, baseados no seu itinerário de aprendizagem”.

O professor ressalta que o incentivo à pesquisa tem ajudado os estudantes a descobrirem novas habilidades que auxiliam no processo de aprendizado. “São novas habilidades voltadas para a ciência, o olhar crítico em relação aos textos lidos e o trabalho em equipe”, diz.

Para os alunos, a oportunidade de participar da ICJ e da JAE é uma grande conquista. É o que dizem Rafaela, Carol e José, estudantes da unidade Campo Grande do Sesi. “Nós sempre somos incentivados a sermos protagonistas dos nossos trabalhos, e ver que esse esforço está dando frutos tão grandes, como de estar aqui, é muito gratificante”.

Em sua segunda edição, a Iniciação Científica Júnior contou com a participação de diversos estudantes do Espírito Santo que puderam apresentar seus projetos para uma banca avaliadora, e ter na mesma hora, os feedbacks para suas pesquisas.

Todo esse movimento, acaba por ser uma porta de entrada para os estudantes do ensino médio para buscarem as áreas de interesse para um possível curso de graduação. É o que explica Vinícius Ferreira, Coordenador Pedagógico do Sesi Linhares. “Nós conseguimos trazer uma oportunidade única para os alunos, que muitas vezes, não conseguem ter acesso a isso. E estar dentro de uma instituição como a Emescam, que tem a sua posição em relação à sociedade e ao mercado é formidável”, pontua Vinícius.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.