Emescam Reforça Compromisso com a Sustentabilidade com Projeto de Reaproveitamento de Água da Chuva

publicado em 28/08/2025

Por Anny Freire

Desde 2024, a Emescam vem implementando medidas concretas para promover o uso consciente dos recursos naturais. Uma das ações de destaque é o projeto de reaproveitamento da água da chuva, executado pela Coordenação Operacional da instituição. A iniciativa não apenas representa um avanço ambiental, como também mostra o compromisso da Emescam com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), especialmente os de número 6 – Água Potável e Saneamento e 3 – Saúde e Bem-Estar.

O projeto consiste na captação, armazenamento e utilização da água da chuva para fins não potáveis, como a irrigação de jardins, limpeza de áreas comuns e abastecimento de sanitários. A ideia surgiu a partir de uma observação prática do cotidiano da instituição: até então, era utilizada água potável para a irrigação e a limpeza pesada do corredor externo.

A coordenadora operacional da Emescam e responsável pelo projeto, Lucia Helena Rodrigues Leandro, explica como começou esse projeto. “Pensamos no quanto poderíamos economizar e contribuir com o meio ambiente se substituíssemos o uso de água potável por água da chuva nessas atividades. Era uma solução simples, mas com grande impacto”, destaca.

O processo de idealização e implantação do sistema contou com o apoio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), que já havia recebido reivindicações da comunidade acadêmica sobre práticas mais sustentáveis no campus. “Ao compartilhar a ideia com a CPA, ela prontamente sinalizou a importância de seguir com o planejamento. Essa demanda já havia sido relatada em várias reuniões anteriores, o que reforçou nossa decisão de colocar o projeto em prática”, relembra Lucia.

Com a implementação do sistema de reaproveitamento, a Emescam conseguiu reduzir o consumo de água potável, conservando recursos hídricos e contribuindo para a promoção da saúde ambiental e coletiva. A ação também representa uma forma prática de educar estudantes, docentes e colaboradores sobre a importância da sustentabilidade no dia a dia.

“Estamos contribuindo para garantir água potável às comunidades que enfrentam escassez. Além disso, a iniciativa reforça o quanto pequenas ações no presente podem gerar grandes resultados no futuro”, aponta a coordenadora.

Mais do que uma medida de economia, o projeto de reaproveitamento da água da chuva na Emescam promove uma reflexão coletiva sobre o papel de cada indivíduo na preservação do planeta. Para Lucia Helena, esse tipo de iniciativa tem efeito multiplicador.
“A conscientização da população acadêmica sobre a importância da preservação ambiental é essencial. O cuidado que temos hoje com os recursos naturais vai garantir qualidade de vida para as próximas gerações. Esse é o verdadeiro valor da sustentabilidade”, conclui.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.