HISTÓRICO DO PROGRAMA
De natureza acadêmica, com característica interdisciplinar, foi autorizado a funcionar pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES (ofício nº 084-4/2008/CTC/CAA II/CGAA/DAV), em reunião dos dias de 21 a 25 de julho de 2008 e criado pela Portaria do MEC nº 590, de 18 de junho de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU), em 19 de junho de 2009.
Em 2012, foi renovado o reconhecimento através da Portaria nº 1077, de 31 de agosto de 2012, e publicado no DOU em 13 de setembro de 2012. Em 2019, o Programa completou dez anos de existência, portanto trata-se de um Programa Jovem, ainda em processo de consolidação, que vem firmando sua marca histórica de formar mestres (as) de diferentes áreas do conhecimento.
A Emescam é uma instituição de vocação originariamente voltada para a área de medicina. Porém, com o passar dos anos, abriu-se para a incorporação de outros campos de saber presentes na área de saúde, dentre eles o de Serviço Social, visto que a profissão de Serviço Social tem nessa área importante e histórica atuação. Essa articulação de vários campos do saber favorece a efetivação da interdisciplinaridade, por meio da interface entre diferentes conhecimentos, contribuindo para análises mais amplas da realidade social, que contemplem essa diversidade.
A complexidade dos fenômenos sociais, acirrados pelo agravamento das desigualdades produzidas nas contradições inerentes à sociedade capitalista em seus modos de produção e reestruturação, bem como o entendimento de que a saúde é determinada socialmente, exigem respostas que abarquem a totalidade das determinações dos fenômenos sociais em sua análise, o que pode ser potencializado pela contribuição de múltiplas áreas. Nesse sentido, o Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local situado no contexto da Emescam busca propiciar uma formação inovadora, articulando a fundamentação crítica que baliza o ensino e a formação em Serviço Social aos debates em políticas de saúde, processos sociais e desenvolvimento local.
APRESENTAÇÃO
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA O PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL – PPGPPDL/ 2021-2024
Italla Maria Pinheiro Bezerra
O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM POLÍTICAS PÚBLICAS E
DESENVOLVIMENTO LOCAL
De natureza acadêmica, com característica interdisciplinar, foi autorizado a funcionar
pelo Conselho Técnico Científico – CTC/CAPES (ofício nº 084-4/2008/CTC/CAA
II/CGAA/DAV), em reunião dos dias de 21 a 25 de julho de 2008 e criado pela Portaria
do MEC nº 590, de 18 de junho de 2009, publicada no Diário Oficial da União (DOU),
em 19 de junho de 2009.
Em 2012, foi renovado o reconhecimento através da Portaria nº 1077, de 31 de agosto de
2012, e publicado no DOU em 13 de setembro de 2012. Em 2019, o Programa completou
dez anos de existência, portanto trata-se de um Programa Jovem, ainda em processo de
consolidação, que vem firmando sua marca histórica de formar mestres (as) de diferentes
áreas do conhecimento.
A Emescam é uma instituição de vocação originariamente voltada para a área de
medicina. Porém, com o passar dos anos, abriu-se para a incorporação de outros campos
de saber presentes na área de saúde, dentre eles o de Serviço Social, visto que a profissão
de Serviço Social tem nessa área importante e histórica atuação. Essa articulação de vários
campos do saber favorece a efetivação da interdisciplinaridade, por meio da interface
entre diferentes conhecimentos, contribuindo para análises mais amplas da realidade
social, que contemplem essa diversidade.
A complexidade dos fenômenos sociais, acirrados pelo agravamento das desigualdades
produzidas nas contradições inerentes à sociedade capitalista em seus modos de produção
e reestruturação, bem como o entendimento de que a saúde é determinada socialmente,
exigem respostas que abarquem a totalidade das determinações dos fenômenos sociais
em sua análise, o que pode ser potencializado pela contribuição de múltiplas áreas. Nesse
sentido, o Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local situado no contexto
da Emescam busca propiciar uma formação inovadora, articulando a fundamentação
crítica que baliza o ensino e a formação em Serviço Social aos debates em políticas de
saúde, processos sociais e desenvolvimento local.
METODOLOGIA
O Planejamento Estratégico do PPG traz uma estratégia baseada no método Swot, que é um método de planejamento estratégico que engloba a análise de cenários para tomada de decisões, observando 4 fatores. São eles, em inglês: Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats, que me português significam Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças. Assim, construiu-se um planejamento tendo como base documentos da área, resultados de avaliações, CPA e discussões de colegiados, e para consolidação dos pontos a serem abordados, busou-se a organização estrutural baseada nesse método.
Assim, o Planejamento Estratégico será pautado pela mesma ideia e organização, conforme contextualização abaixo:
Plano de Ação (foco operacional): Identificação dos pontos críticos ou deficiências do programa e delineamento de ações para “resolver” as limitações encontradas. E após realizado o Planejamento estratégico (foco na formalização dos objetivos estratégicos e metas), para ajudar o PPG a diagnosticar os pontos críticos, formalizar seus objetivos de médio e longo prazo, foram traçados as metas e indicadores para permitir o acompanhamento da evolução do PPG e definir ações com base nos objetivos e metas.
Assim, com objetivo de manter a consistência entre os 3 níveis que envolve o Plano de Desenvolvimento Institucional, Planejamento Estratégico da Pós-Graduação e Planejamento Estratégico do PPG, manteve-se esta organização.
Para esse momento inicial, tem-se aqui alguns pontos importantes que são comuns em programas nesse nível que devem ser trabalhados continuamente para a consolidação e fortalecimento do Programa:
Primeiramente a ilustração do modelo como segue abaixo em que se dar visibilidade a fatores positivos e negativos destacando: forças e oportunidades como positivos, e fraquezas e ameaças como negativos.
Figura: Modelo de Análise SWOT- Google – https://scopi.com.br/blog/analise-swot/
Para esse momento, tem-se a seguinte estrutura quando se pensa na consolidação e fortalecimento do Programa, baseando nas avaliações da área, eixos temáticos e demais análises.
Implementação das atividades
– Reunião de apresentação a Coordenação Geral de Pós-graduação e Direção da Emescam
– Divisão de grupos de trabalhos, considerando quatro grandes eixos: Inserção social, Internacionalização, Egresso e Autoavaliação
– Apresentação do Plano de Ação para cada comissão com foco nos eixos e tendo como base os objetivos e metas traçados no Planejamento
– Cronograma de reuniões – quinzenal e quando necessário
– A cada seis meses entre 2021 a 2024, a coordenação faz o acompanhamento das metas e indicadores
Análise de riscos – periodicamente
Entende-se da importância de incorporar estratégias de Gestão de Risco na avaliação da pós-graduação, de forma a identificar potenciais problemas na trajetória do Programa e concentrar esforços na mitigação desses riscos, permitindo que se atinja o potencial desejado pela sociedade, pois se sabe que os programas de pós-graduação estão sujeitos a fatores de risco que podem contribuir para sua descontinuidade, involução ou estagnação;
Assim, é importante que se tenha a capacidade de estruturação da gestão de riscos e saiba usar das informações sobre riscos na tomada de decisão. Para tanto, é importante se trabalhar dentro de um processo de comunicação e consulta e do monitoramento e análise crítica de forma integrada, em que o processo de avaliação de riscos tenha ações integradas, a saber: Identificação de riscos, Análise de riscos, Avaliação de riscos e Tratamento de risco.
Ademais, vale destacar da importância de se usar de métodos qualitativos e quantitativos para identificar os fatores e risco associados ao Programa, em que se inserem avaliações que perpassam pela: Governança e Gestão: relação entre a Responsabilidade corporativa, Transparência e equidade e Eficiência; Financeira: Categoria da IES Fatores mitigantes do risco financeiro e por fim, a Infraestrutura: Corpo docente, Corpo discente, Contexto Regional.
Nesse contexto, o Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, baseando-se nas avaliações da CPA e da autoavaliação, vem periodicamente identificando suas pontes fortes e fracos, e assim, ajustando os riscos de acordo com a avaliação realizada. Tais riscos eles podem existir, mas que a partir de um planejamento estratégico estruturado, com método pautado em se propor metas passíveis de serem realizadas, consegue-se minimizar e enfrentar de forma a garantir a consolidação do Programa e assim, sendo possível desenvolver ações mitigadoras, de forma a evitar a concretização de eventos indesejados.
IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO
Construção Dos Objetivos Do Planejamento Estratégico – 2021 A 2024
A seguir são apresentados os objetivos do planejamento para as três grandes áreas de avaliação que se refere ao programa, a formação e a interação social, plano este para o quadriênio 2021-2024.
Programa
1) Objetivo 1: Avaliar constantemente a proposta curricular do programa e a infraestrutura no sentido de sua qualificação, procsso seletivo e comissões de trabalho.
2) Refletir de forma permanente sobre a estrutura curricular do programa, buscando a articulação entre as áreas de formação do corpo docente, as linhas de pesquisa, disciplinas, conteúdos ofertados e parcerias institucionais
3) Avaliar constantemente a infraestrutura do Programa para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
4) Realizar avaliação anual do perfil corpo docente com vista ao credenciamento/descredenciamento no Programa
5) Oportunizar ao corpo docente condições para o desenvolvimento de atividades de ensino pesquisa e extensão buscando integração com outras instituições nacionais e/ou internacionais.
6) Reavaliar constantemente o planejamento estratégico do Programa, de forma contínua, considerando análise situacional com foco nos objetivos, metas e indicadores voltados para qualificação do Programa sob o olhar do corpo docente, discente e egressos, alinhando-os ao PDI institucional.
7) Realizar periodicamente a autoavaliação do Programa a fim de qualificar seus processos e procedimentos, discutindo: formação de recursos humanos, objetivos, metas e indicadores, políticas de contratação/renovação docente, infraestrutura, qualificação e capacitação docente, políticas de cotas e ações afirmativas.
8) Discutir e descrever o planejamento, metodologias, estratégias e monitoramento do processo de autoavaliação de forma contínua.
Formação
9) Fomentar a produção de dissertações sobre políticas públicas e desenvolvimento, de forma interdisciplinar e atendendo aso projetos de pesquisa vinculados ao programa e suas linhas de pesquisa.
10) Analisar as dissertações quanto a aderência ao tema, composição de bancas e posterior, divulgação das dissertações na Página do Programa.
11) Incentivar a produção intelectual qualificada dos discentes e egressos, buscando a visibilidade social e acadêmica do programa.
12) Acompanhar os egressos do programa a fim de incentivando sua inserção social e acadêmica.
13) Incentivar a produção intelectual qualificada do corpo docente, buscando a visibilidade social e acadêmica do programa.
14) Avaliar as atividades de ensino, orientação, pesquisa e extensão, dos docentes permanentes: número de defesas, distribuição nas linhas de pesquisa, IC, TCC, articulação com a graduação e número de orientandos por docente permanente.
15) Analisar e criar condições para o corpo docente permanente participar de grupos de pesquisa, redes de pesquisa, coordenação de projetos, editais de fomento, parcerias interinstitucionais, organização de eventos, comissão científica de revistas.
Impacto na Sociedade
16) Fomentar a produção inovadora e de impacto regional e nacional no âmbito da questão social, a fim de contribuir para o estudo das políticas públicas, contribuindo para consolidação do Serviço social como área de conhecimento e profissão, assim como a importância do olhar interdisciplinar
17) Fomentar programas e projetos capazes de contribuir para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental, com abrangência regional, nacional e internacional
18) Ampliar a visibilidade do programa, no sentido de demonstrar suas ações e estrutura de funcionamento.
19) Fortalecer ampliar o processo de internacionalização, inserção e visibilidade do PPG
- Comissão Coordenadora
- Comissão Processo Seletivo – Programa Move La América
- Comissão Bolsa de Instituição de Fomento
- Comissão Bolsa de Instituição de Fomento – Revogado
- Comissão de Processo Seletivo
- Comissão de Processo Seletivo – Revogado
- Comissão de Trabalho
- Comissão de Trabalho – Revogado
- Comissão de Trabalho – Revogado 2
CORPO DOCENTE
Vinculado à área de Serviço Social na Capes, este Programa tem uma característica marcadamente interdisciplinar, com forte ênfase na área da saúde, devido à própria particularidade da instituição que o aloja e que possui uma longa e fecunda tradição nesta área.
Esse caráter interdisciplinar se expressa, não apenas devido às diferentes formações dos docentes que o compõem, mas também por sua própria denominação, que abriga a política de saúde entre as políticas públicas e que dialoga com as demais políticas sociais, tanto as que conformam a Seguridade Social como as demais políticas necessárias à garantia da proteção social, bem como aquelas voltadas para o desenvolvimento local. Destaca-se nessa articulação a interface com os movimentos sociais e sindicais.
O grande diferencial do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam é a possibilidade de trazer a discussão das várias áreas da saúde para o patamar da interdisciplinaridade, da intersetorialidade à luz da integralidade, dentro da área de conhecimento do Serviço Social.
Prof. Dr. Alan Patrício da Silva
Currículo resumido: Doutor em Ciências da Saúde pelo Centro Universitário FMABC, Mestre em Ciências pelo Centro Universitário FMABC, possui graduação em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (2011), graduação em Terapia Ocupacional pela Faculdade de Medicina do ABC (2020). Atualmente professor do curso de mestrado Strictu Sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM, é pesquisador e membro do Grupo do Laboratório de Delineamento de Estudos e Escrita Cientifica do Centro Universitário FMABC, orientador de estudantes de graduação na área da saúde, na concepção da metodologia cientifica e discussão de políticas públicas e promoção de saúde. Possui trabalhos que discutem políticas públicas para a pessoa com deficiência, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, tecnologia assistiva e comunicação, propostas que desenvolvem soluções para a pessoa com deficiência e contribui para a qualidade de vida e sociedade.
Profa. Dra. Beatriz de Barros Souza
Currículo resumido: Professora colaboradora (permanente) no Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam, 2023-atual), pesquisa atualmente temas relativos a políticas de saúde e serviço social, processos sociais e direitos humanos. Doutora em Psicologia (CNPq/UFES, 2022), Mestra em Direitos Humanos (USP, 2017), com apoio da Fundação Sasakawa (2016), e Bacharel em Relações Internacionais (PUC-SP, 2011). Assessorou ainda políticas públicas de direitos humanos para imigrantes e refugiados na Prefeitura de São Paulo (2012-2015).
Prof. Dr. Cesar Albenes De Mendonça Cruz
Currículo resumido: Possui graduação em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo/UFES (2001), Doutorado em Serviço Social pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ/2010) e Pós-Doutorado em Política Social pelo PPGPS/UFES (2018). É professor titular do Curso de Graduação em Serviço Social e do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória/ES (EMESCAM). Tem experiência nas áreas de Políticas Públicas de Saúde, Educação e Trabalho, com ênfase em Educação de Adultos, atuando principalmente nos seguintes temas: Reestruturação Produtiva do Capital, Competências, Formação Profissional, Trabalho e Educação e Qualificação Profissional. Assessora Sindicatos e Movimentos Sociais na área de Formação Política no Espírito Santo. Exerce Assessoria em Políticas Públicas, Marketing Político e Planejamento de Campanhas Eleitorais, além de realizar Planejamentos de Mandatos Parlamentares, de Sindicatos e Movimentos Sociais.
Profa. Dra. Fabiana Rosa Neves Smiderle
Currículo resumido: Doutora em Saúde da Criança pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2019). Mestre em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local (2012). Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2002). Especialização em Condutas de Enfermagem no Paciente Crítico (2006), MBA-Gestão em Saúde (2010) e Pós-Graduada em Docência de Ensino Superior (2010). Atua como subcoordenadora e docente do curso de graduação em Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, EMESCAM, docente colaborador do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória- Emescam e como Revisor de periódicos Journal of Human Growth and Development.
Prof. Dr. Fernando Rocha Oliveira
Currículo resumido: Fisioterapeuta Graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2012). Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo (2015). Doutor em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública na Universidade de São Paulo. Pós-Graduado em Fisioterapia em Terapia Intensiva pela faculdade inspirar (2021). Atualmente pós-doutorando e professor permanente pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM) e pesquisador no programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Atuando na área de epidemiologia, políticas de saúde, a integralidade e os processos sociais. Tem experiências em pesquisas na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva e reabilitação, epidemiologia, Sistema Nervoso Autônomo e Variabilidade da Frequência Cardíaca.
Profa. Dra. Italla Maria Pinheiro Bezerra
Currículo resumido: Bolsista Produtividade pela Fapes/2023 – 2025.Pesquisadora com ênfase em políticas públicas, saúde, ciclos de vida e determinantes sociais de saúde, com formação em Serviço Social e em Enfermagem. Pós-doutorado pela Universidade de São Paulo EACH-USP com foco nas tecnologias e saúde e pela Universidade Federal de Uberlândia, com foco epidemiologia e saúde. Doutorado em Ciências (área de concentração: saúde Coletiva) pela Faculdade de Medicina do ABC (2015) e Mestrado em Modelos de Decisão e Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (2011). Coordenadora e Professora Permanente do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da EMESCAM. Coordenadora de Pesquisa e Iniciação Científica da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, ES (EMESCAM). Membro da equipe de assessoramento da FAPES.
Profa. Dra. Luciana Carrupt Machado Sogame
Currículo resumido: Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Reabilitação pela Universidade Federal de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória atua no Programa de Pós-graduação de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local e nas graduações de Fisioterapia e Medicina. Tem experiência na área de saúde coletiva, com ênfase política de saúde, discutindo ciclo de vida, cuidado interdisciplinar e urgência e emergência.
Profa. Dra. Monica Cattafesta
Currículo resumido: Doutora em Saúde Coletiva, mestra em Nutrição e Saúde e nutricionista pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e bacharela em Serviço Social. Desde 2010, é membro pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Saúde e Nutrição (GEMNUT/Ufes), no qual desenvolve pesquisas em Doenças Crônicas não Transmissíveis, com ênfase na epidemiologia das doenças que configuram problemas de Saúde Pública, assim como as vinculadas à Saúde do Trabalhador, multimorbidade, comportamento alimentar, consumo, políticas de saúde e padrões alimentares de populações. Atualmente é colaboradora da Global Burden of Disease (GBD) do Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME) da University of Washington e do Grupo de Estudos em Comportamento Alimentar (GECAL/Ufes). Realizou estágio pós-doutoral no Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGSN/Ufes). É docente voluntária do curso de Nutrição/Ufes e é professora do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam).
Prof. Dr. Paulo André Stein Messetti – Professor Pesquisador Bolsista de Fixação vinculado ao Edital PROFIX 15/2022 (FAPES)
Currículo resumido: Professor de bioética e direito e orientador do mestrado acadêmico em políticas públicas e desenvolvimento local da EMESCAM. Pesquisador bolsista de fixação de Pós-doutorado vinculado ao edital PROFIX 15/2022 (FAPES) na EMESCAM. Doutor em Ciências da Saúde (FMABC, 2023). Mestre em Bioética (CUSC, 2011). Graduação em Direito (USP, 2003). Advogado inscrito perante a OAB seccional de São Paulo.
Prof. Dr. Pitiguara de Freitas Coelho
Currículo resumido: Pós-Doutorando USP. Doutor em Pediatria e Saúde da Criança pela PUCRS/ EMESCAM (2019). Mestre em Reumatologia pela UNIFESP, Especialista em Reumatologia pela UNIFESP, Especialista em Docência do Ensino Superior (EMESCAM), Especialista em Fisiologia do Exercício pela USP, Graduado em Fisioterapia pela EMESCAM. Aprimoramento profissional para fisioterapeutas em perícia judicial. Atualmente é professor da Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Atualmente professor do curso de mestrado Strictu Sensu em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Tem experiência em gestão, ensino e pesquisa em saúde. Clinica na área de Fisioterapia, com ênfase em Reumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: LER/DORT, fibromialgia, condicionamento físico, lombalgia e osteopatia.
Profa. Dra. Roberta Ribeiro Batista Barbosa
Currículo resumido: Doutora em Pediatria e Saúde da Criança pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Medicina da Pontíficia Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade do Vale do Paraíba (UNIVAP). Especialista em Fisioterapia Hospitalar pela Universidade de São Paulo (FMUSP). Graduada em Fisioterapia pela Universidade de Vila Velha (UVV). Docente do Programa de Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM). Docente do curso de graduação em Fisioterapia da EMESCAM. Coordenadora do curso de graduação em Fisioterapia no período de 2013 a 2019. Coordenadora de estágio do curso de fisioterapia de 2009 a 2012. Atualmente membro da Coordenação Nacional da Associação Brasileira de Ensino em Fisioterapia (ABENFISIO) e coordenadora da Seção Estadual da ABENFISIO no Espírito Santo. Membro da comissão intersetorial da saúde da pessoa com deficiência do Ministério da Saúde. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em: Políticas públicas para pessoa com deficiência, tecnologia assistiva, funcionalidade, covid-19, ventilação mecânica, terapia intensiva, distúrbios respiratórios do sono, doenças neuromusculares e fibrose cística.
Profa. Dra. Tassiane Cristina Morais
Currículo resumido: Doutora em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP, Mestrado em Imunologia e Parasitologia básicas e aplicadas da Universidade Federal de Mato Grosso. Especialização em Farmácia Clínica. Graduação em Bacharelado em Farmácia, com habilitação em Análises Clínicas, pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário do Araguaia (2008). Atualmente é pós-doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Professora pesquisadora permanente do programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – EMESCAM. Tem experiências em pesquisas na área de saúde materno-infantil, análises de células mononucleares do colostro humano, obesidade, epidemiologia e COVID-19, alterações alimentares oriundas da COVID-19 e Saúde Pública. É pesquisadora atuante na linha de Políticas Públicas e saúde materno-infantil.
CORPO DISCENTE
Nosso Mestrado tem atraído um número significativo de profissionais ligados à gestão pública, principalmente os vinculados ao Governo do Estado do Espírito Santo e as gestões Municípios do interior do Estado, bom como da Região Metropolitana da Grande Vitória. Temos atraído ainda alunos dos Estados vizinhos à exemplo de Manhuaçu/MG. Por seu caráter interdisciplinar, tem atraído profissionais das mais diversas áreas de formação. Temos alunos das Ciências da Saúde (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Educação Física), Ciências Sociais Aplicadas (Administração, Ciências Contábeis, Arquitetura, Direito, Serviço Social, Comunicação), Ciências Humanas (Psicologia, Educação, História, Filosofia) e Engenharias (Agronomia). Destacamos ainda um aumento da procura por profissionais autônomos. Todos eles têm buscado no nosso Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local aprimoramento da sua formação, qualificação para o exercício da docência e pesquisa, assim como o aprimoramento do trabalho profissional no âmbito das políticas públicas.
EGRESSO
O egresso é um Profissional com competência teórica, política e técnica a desenvolver habilidades de pesquisa e de ensino com foco na interdisciplinaridade, dotando-os de instrumental teórico e metodológico específico, inovador e de alta qualidade em avaliação de políticas públicas de caráter social e da saúde, assim como uma visão crítica sobre a formulação, gestão, acompanhamento e controle social dessas políticas. Espera-se, ainda, que o egresso proponha e desenvolva estratégias de intervenção social, comprometidas com a busca da redução das desigualdades sociais, bem como atividades de produção e divulgação de conhecimentos acadêmico-científicos, por meio da docência, pesquisa e/ou atividade técnico-profissional nessa direção.