Centro Acadêmico Aluízio Sobreira Lima - CAAL

O Centro Aluízio Sobreira Lima – CAAL é a entidade de representação máxima dos estudantes de Medicina, garantido pela Lei no 7.395 de 31 de outubro de 1985, para representar seus interesses, suas ideias, solucionar problemas e reivindicar os direitos dos estudantes. A direção do CAAL é escolhida por meio de eleições periódicas, entre chapas de alunos daquele curso.

CAAL Debate
O projeto costuma explorar temas importantes para a formação profissional, e que não costumam ser muito discutidos na grade curricular. Com a presença de professores convidados para orientar a conversa, os estudantes, advindos também de outros cursos além de medicina e formando um grupo heterogêneo, podem expor suas opiniões e debater sobre o tema proposto em uma roda de conversa, que permite que todos escutem e sejam escutados. Essa metodologia oportuniza encontros dialógicos, por meio da horizontalização das relações entre os participantes que se tornam atores sociais críticos e reflexivos diante da realidade.

Jornadas Acadêmicas
Entendendo a saúde como algo que transcende o modelo unidisciplinar biologicista, o CAAL organiza jornadas acadêmicas com o objetivo de apresentar um olhar interprofissional para certas temáticas que são de absoluta relevância para sua formação, como por exemplo o acolhimento no atendimento às mulheres vítimas de violência. Os temas abordados trazem sempre uma visão holística e empática determinantes para o fortalecimento do vínculo médico-paciente.

Encontros Acadêmicos
Os encontros acadêmicos são espaços destinados a reunião de estudantes de medicina para discussões sobre saúde, educação, cidadania e ciência. Temas relevantes para a nossa formação como futuros profissionais da saúde, principalmente em um âmbito social e de luta por direitos. O CAAL acredita ser de extrema importância a sensibilização no processo de formação de consciência do estudante de medicina, pois somente com a discussões diferenciais e contra hegemônicas conseguiremos formar médicos que atendam a reais necessidades da população brasileira.

Intercâmbios
A CLEV EMESCAM é responsável por organizar os intercâmbios oferecidos pela DENEM para os alunos da EMESCAM e organizar os estágios dos intercambistas irão realizar no hospital.

Presidente
Bruno Saliba Helmer

Vice-presidente
Livia Schultz Corcino Freitas

1ª Secretária
Eduarda Pimenta Layber

2ª Secretária
Alice Lucindo de Souza

Tesoureiro
Lucas Bonna Costa

Representante Ciclo Básico
Giovanna Passamani Simões Silva

Representante Ciclo Clínico
Sarah Mezadri Pinheiro

Representante do Internato
Guilherme Vassalo Morais

Diretor Científico
Bruno Oggioni Moura

Diretora Social
Gabriela Cardoso Lima

Diretora de Internacionalização
Camila de Melo Pimenta

Diretora Executiva
Jullia Greque Calabrez 

Diretora de Publicidade
Lorena Pedroza Trazzi Perim

Diretora de Política de Educação e Saúde
Maitê Bastos Gomes

e-mail: call.emescam@gmail.com