Gameficação na Anatomia: Criatividade e Tecnologia a Serviço do Aprendizado na Emescam

publicado em 24/06/2025

Por Anny Freire

“A gente queria uma forma mais interativa durante a pandemia, quando os alunos não tinham acesso ao laboratório. O jogo nasceu dessa necessidade, mas seguimos aprimorando e usamos até hoje”, explica a professora Priscila Rossi.

Dessa vez, a caneta e o papel ficaram de lado! Na Emescam, o ensino segue acompanhando a evolução, e um exemplo claro disso é a aula gamificada de Anatomia, conduzida pela professora Priscila Rossi, no curso de Fisioterapia.

O projeto, que começou como uma pesquisa de Iniciação Científica com bolsa PIBITI (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação), foi desenvolvido em parceria com uma ex-aluna da instituição durante a pandemia da Covid-19. Na época, a proposta surgiu como uma solução criativa e interativa para suprir a ausência do laboratório de anatomia humana presencial. E deu tão certo que, hoje, faz parte oficialmente da prática pedagógica da Emescam.

“A gente queria uma forma mais interativa durante a pandemia, quando os alunos não tinham acesso ao laboratório. O jogo nasceu dessa necessidade, mas seguimos aprimorando e usamos até hoje”, explica a professora Priscila Rossi.

O jogo é colaborativo e totalmente digital. Cada aluno acessa um link exclusivo, enviado por e-mail institucional, e responde às perguntas durante a aula. As respostas aparecem em tempo real nas telas do laboratório, permitindo que toda a turma visualize os acertos, os erros e os pontos que precisam ser revisados. Tudo de forma dinâmica, visual, participativa e, claro, muito mais divertida.

“É uma ferramenta que torna o aprendizado da anatomia mais didático e lúdico. Enquanto eles vão respondendo, as respostas são projetadas, o que estimula a colaboração, o raciocínio clínico e a interação entre os colegas”, destaca a professora.

O sucesso foi tanto que mudou até o caminho profissional de quem ajudou a criar o jogo. A aluna que participou do desenvolvimento se encantou tanto pela programação que deixou a faculdade de fisioterapia para seguir carreira na área de tecnologia. “Foi uma alegria pra gente, porque mostra o quanto o projeto impactou de verdade”, completa Priscila.

Atualmente, o jogo é aplicado nas aulas de fisioterapia e já foi utilizado também no curso de medicina. Por ser um conteúdo muito específico em relação à Anatomia do Aparelho Locomotor, é voltado para as disciplinas de anatomia nessas duas graduações. Na Emescam, ciência, tecnologia e inovação caminham lado a lado — sempre com o compromisso de tornar o aprendizado mais eficiente, moderno e conectado com as necessidades dos alunos.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.