Formação Docente: Capacitação Contínua Fortalece o Ensino na Emescam
publicado em 10/02/2025
Foto: Comunicação
“Nosso objetivo é que os professores saiam dessas formações não apenas com novos conhecimentos, mas também com a certeza de que fazem parte de um projeto educacional transformador”
A formação docente é um pilar essencial para garantir a qualidade do ensino superior, especialmente na área da saúde, onde a prática é fundamental para a preparação dos futuros profissionais. Mais do que dominar o conteúdo das disciplinas, os professores precisam conhecer métodos pedagógicos eficazes, estratégias inovadoras de ensino, formas adequadas de avaliação e maneiras de engajar os alunos de forma ativa e significativa.
O papel da formação docente é transformar o conhecimento técnico em aprendizado real e aplicável, estruturando as aulas e avaliações de maneira que os estudantes saiam realmente preparados para os desafios da profissão. No entanto, para que isso aconteça, é essencial que os professores universitários recebam capacitação pedagógica contínua.
O ensino está em constante evolução, novas metodologias e tecnologias surgem o tempo todo e, sem atualização, os docentes correm o risco de ficarem presos a modelos ultrapassados que não correspondem mais às necessidades dos alunos. A capacitação contínua garante que os professores estejam sempre prontos para inovar e melhorar a experiência de ensino-aprendizagem.
O impacto dessa formação é perceptível no dia a dia acadêmico. Quando um professor domina boas práticas pedagógicas, suas aulas se tornam mais dinâmicas, organizadas e eficazes. Os alunos aprendem com mais clareza e segurança, enquanto a avaliação do desempenho se torna mais justa e estratégica. Além disso, a relação professor-aluno ganha um novo equilíbrio, tornando o ambiente acadêmico mais motivador e produtivo.
Na Emescam, a formação docente do primeiro semestre de 2025 foi um momento muito produtivo, abordando a Taxonomia de Bloom de forma prática e voltada para a realidade dos cursos da área da saúde. O treinamento trouxe exemplos do ambiente hospitalar para que os professores pudessem conectar teoria e prática de maneira mais eficiente, tornando a troca de experiências ainda mais enriquecedora e fortalecendo o compromisso com um ensino de qualidade.
Para a gestora acadêmica da Emescam, Glaucia Ribeiro Motta, essa é uma iniciativa essencial para garantir a excelência na educação.
“Acreditamos que um professor bem preparado reflete diretamente na qualidade do ensino. Nossa missão é oferecer capacitações que realmente impactem a prática pedagógica e, consequentemente, a formação dos nossos alunos”, destaca.
A capacitação pedagógica contínua é um projeto da Emescam, buscando oferecer suporte constante aos docentes para que possam aprimorar suas práticas e acompanhar as mudanças na educação. A ideia é que a formação docente não aconteça apenas em momentos pontuais, mas seja estruturada ao longo do ano, trazendo temas relevantes e aplicáveis ao dia a dia acadêmico.
“Queremos que nossos professores tenham um espaço permanente para refletir sobre suas práticas e trocar experiências. O ensino superior está mudando, e precisamos estar preparados para essa transformação”, afirma Glaucia.
Os resultados dessas formações já são percebidos no cotidiano dos alunos. As aulas passaram a ser mais organizadas, as avaliações ganharam um propósito mais claro e o aprendizado tornou-se mais estruturado. Com a aplicação da Taxonomia de Bloom, os professores passaram a enxergar o ensino como um processo contínuo, no qual cada etapa leva o aluno a um nível mais avançado de conhecimento. Isso permite que os estudantes tenham mais segurança, consigam visualizar melhor seu progresso e compreendam como podem melhorar.
Ao final da capacitação, a mensagem para os docentes foi de reconhecimento e incentivo. Ensinar é um ato de dedicação e transformação, e cada professor desempenha um papel essencial nessa jornada. A cada aula preparada, a cada aluno orientado e a cada desafio enfrentado, a construção do conhecimento se fortalece.
“Nosso objetivo é que os professores saiam dessas formações não apenas com novos conhecimentos, mas também com a certeza de que fazem parte de um projeto educacional transformador”, finaliza Glaucia. A expectativa é que essa formação tenha trazido novas ideias e reflexões para o dia a dia acadêmico.
Postagens Recentes
Usamos cookies em nosso site para dar a você a experiência mais relevante, lembrando suas preferências e visitas repetidas. Ao clicar em “Aceitar”, concorda com a utilização de TODOS os cookies..
This website uses cookies to improve your experience while you navigate through the website. Out of these, the cookies that are categorized as necessary are stored on your browser as they are essential for the working of basic functionalities of the website. We also use third-party cookies that help us analyze and understand how you use this website. These cookies will be stored in your browser only with your consent. You also have the option to opt-out of these cookies. But opting out of some of these cookies may affect your browsing experience.
Necessary cookies are absolutely essential for the website to function properly. These cookies ensure basic functionalities and security features of the website, anonymously.
Cookie
Duração
Descrição
cookielawinfo-checbox-analytics
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics".
cookielawinfo-checbox-functional
11 months
The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional".
cookielawinfo-checbox-others
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other.
cookielawinfo-checkbox-necessary
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary".
cookielawinfo-checkbox-performance
11 months
This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance".
viewed_cookie_policy
11 months
The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data.
Functional cookies help to perform certain functionalities like sharing the content of the website on social media platforms, collect feedbacks, and other third-party features.
Performance cookies are used to understand and analyze the key performance indexes of the website which helps in delivering a better user experience for the visitors.
Analytical cookies are used to understand how visitors interact with the website. These cookies help provide information on metrics the number of visitors, bounce rate, traffic source, etc.
Advertisement cookies are used to provide visitors with relevant ads and marketing campaigns. These cookies track visitors across websites and collect information to provide customized ads.