Concurso de Projetos Inovadores da Emescam Promove Conexão Acadêmica com a Comunidade

publicado em 14/11/2024

Por Anny Freire

Integrado à Jornada Acadêmica da Emescam, o Concurso de Projetos Inovadores chega a sua terceira edição, com objetivo de incentivar a apresentação de ideias criativas e aplicáveis, capazes de transformar o mercado e melhorar a vida de diversas comunidades, especialmente no campo da saúde. O concurso é uma oportunidade única para alunos, professores e membros do corpo técnico administrativo proporem soluções que podem revolucionar processos, produtos e serviços.

O professor Afrânio Destefani, um dos incentivadores do concurso, ressalta a importância de aproximar a teoria da prática e tornar a ciência mais acessível ao público. “O Concurso de Projetos Inovadores consiste na apresentação de soluções que possam melhorar processos ou introduzir inovações em produtos que beneficiem tanto a vida acadêmica quanto a comunidade ao redor da faculdade,” explica.

Ele destaca que a iniciativa fortalece o tripé educacional de ensino, pesquisa e extensão, que é essencial para a atuação da Emescam como instituição de ensino. “A organização acertou ao colocar um evento como este dentro da Jornada Acadêmica, estreitando os laços entre os projetos e as necessidades da comunidade. Assim, a ciência e a academia não ficam distantes dos anseios comunitários,” acrescenta o professor.

O concurso também contribui para que os estudantes e demais membros da comunidade acadêmica desenvolvam uma postura de responsabilidade social e inovação, possibilitando que o conhecimento teórico seja aplicado na resolução de problemas reais, como o acesso a tratamentos e produtos de saúde.

É o caso do projeto de Teleatendimento em Geriatria, que tem a participação do João Vitor, aluno de medicina da Emescam. De acordo com ele, participar do concurso foi uma excelente experiência e trouxe novas perspectivas para o desenvolvimento da iniciativa. “Foi uma boa experiência e ter a opinião de outros professores, além do nosso orientador. A gente acredita que o projeto pode ser muito inovador e trazer bons frutos para a Santa Casa”, destaca.

A professora do Mestrado, Tassiane Morais, em parceria com a professora Fabiana, lidera o projeto “Anjos do Risus” como parte de uma extensão do mestrado, que consiste em oficinas de palhaçaria para capacitar alunos a atuarem em hospitais. Nesse projeto, os estudantes recebem aulas semanais para desenvolver o “palhaço interior” e, em seguida, realizam visitas a hospitais vinculados, como a Santa Casa, com o objetivo de promover humanização e alegria aos pacientes.

“A resposta dos pacientes é momentânea e muito positiva, refletida em olhares brilhantes e sorrisos. Durante as visitas, os alunos, caracterizados de palhaços, fazem brincadeiras, cantam e até usam pequenos truques de mágica para alegrar o ambiente”, explica Tassiane. As interações são respeitosas, com o palhaço sempre pedindo permissão para entrar no quarto, e a receptividade tem sido alta, mostrando a eficácia do projeto em tornar o ambiente hospitalar mais acolhedor.

Postagens Recentes

Formulário de Visita

OBS: a data de sugestão para visita será confirmada conforme disposição em nosso calendário.


OBS: será necessário a lista com nomes completos dos alunos e dos professores, a partir do momento da confirmação da visita a instituição.


Receba seu guia agora.

Preencha seus dados abaixo corretamente para receber em seu e-mail o guia gratuito.