MBA em Gestão do Desenvolvimento

Início das aulas: 18/02/2019

Duração: 18 meses

CH Total: 434 horas

Mensalidade:20 x 550,00

Periodicidade: Aulas presenciais - Sábado: 8:00h às 18:00 h (quinzenal)

Responsável técnico:

  • Madalena Santana (madalena.gomes@emescam.br)

Contrato:

Fazer inscrição


A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Público Alvo:

Portadores de diplomas de graduação plena nas diferentes áreas do conhecimento, reconhecidos pelo MEC, com pretensões de atuar como gestores do desenvolvimento nos órgãos públicos, empresas privadas e do terceiro setor.

Objetivo:

OBJETIVOS GERAIS
Oferecer aos estudantes conhecimentos numa concepção multidisciplinar, formar gestores públicos capazes de liderar Políticas Públicas com elevado espírito empreendedor, contribuindo para o desenvolvimento, ampliando o conhecimento também sobre legislação, desburocratização da máquina pública, numa abordagem totalmente integrada as instituições indutoras da Política de Desenvolvimento local, seja em órgãos da Administração Direta,  Indireta, Agências Governamentais ou não Governamentais.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Propiciar a aquisição de conhecimentos e instrumentos de gestão que contribuam para a elevação dos padrões de eficiência, eficácia e efetividade da Gestão de desenvolvimento;
- Fornecer subsídios teóricos e práticos que promovam a qualificação de profissionais que atuam ou poderão atuar na gestão de órgãos públicos, privados, ou do terceiro setor, voltados ao desenvolvimento local e regional; 
- Formar Gestores comprometidos com os direitos humanos - econômicos, sociais, culturais, ambientais - e aptos a participar de processos voltados para o avanço da democracia, do desenvolvimento e justiça social na sociedade.
- Potencializar o desenvolvimento de competências humanas, técnicas, gerenciais e de políticas integradas, com vistas à produção do conhecimento cientifico associado à prática vivenciada;
- Contribuir para que o gestor desenvolva visão estratégica na gestão, a partir do estudo sistemático e aprofundado da realidade administrativa do governo, de suas unidades produtivas e das demandas sociais;
- Conhecer experiências eficientes de outros órgãos e instituições, visando qualificar, inovar e aperfeiçoar os procedimentos do cotidiano.

Justificativa:

A cobrança crescente dos cidadãos por melhoria de atendimentos e investimentos públicos reforça a importância desta prática em todas as esferas dos poderes constituídos públicos, privados e do terceiro setor, exigindo pessoas capacitadas e que sejam atualizadas e preparadas para liderar, gerenciar, planejar e mobilizar pessoas em torno de projetos, planos e ações de gestão e Desenvolvimento local, todas essas necessidades, trouxeram novas exigências para os governos e intuições, que além da modernização dos aparelhos públicos, buscam pessoas capacitadas e preparada para atender todas as demandas colocadas nas diversas instâncias de poder.
Os novos desafios, em uma economia em constante turbulência com problemas sociais e ambientais exigindo uma nova postura ética, com mudança no mundo do trabalho, requerem um profissional com conhecimento e habilidades para atuar em situações bastante complexas.
Há necessidade de apreender conceitos e práticas demandadas pelos novos tempos, possibilitando que ao assumir responsabilidades crescentes o gestor/empreendedor esteja habilitado para se adaptar em qualquer ambiente corporativo.
O Curso MBA em Gestão de Desenvolvimento Local vem atender um compromisso com a formação de pessoas que atuam nas diversas instituições e organizações, que tem como finalidade aprofundar e complementar os conhecimentos na área da gestão pública e do desenvolvimento local.
Pretende-se ainda, com a oferta deste curso, potencializar o espírito investigativo, o pensamento reflexivo, as relações colaborativas e as atitudes proativas e criativas, como molas propulsoras das políticas públicas e governamentais.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 01: Estratégia práticas de gestão e mudança organizacional
EMENTA: Gestão de pessoas e Desenvolvimento de Equipes; Indicadores Sociais e econômicos; Planejamento Estratégico de Gestão; Elaboração e Gerenciamento de Projetos

MÓDULO 02: Gestão de desenvolvimento social e sustentavel (PARCERIA COM O SEBRAE)
EMENTA: Empreendedorismo e Inovação – Saber Empreender; Estratégia para Gestores e Agentes de Desenvolvimento; Compras Governamentais - SEMINÁRIO DE DESENVOLVIMENTO LOCAL

MÓDULO 03: Gestão pública
EMENTA: Processos sociais e Desenvolvimento Local (aproveitamento de crédito p/mestrado); Estratégia de Comunicação e Marketing; Controle interno e externo da administração publica -  SEMINÁRIO DE POLITICAS SOCIAIS

MÓDULO 04: Política institucional
EMENTA: Sistema Tributário; Legislação – Direito Constitucional e Administrativo; Processos Legislativos; Parceria Publica Privada PPP.

Metodologia Científica I, II e III (ao longo do curso)
EMENTA: Teoria do conhecimento - senso comum, senso crítico, ciência. Estrutura do trabalho de pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa: finalidade; natureza; abordagem; objetivos; procedimentos técnicos; desenvolvimento no tempo.  Estrutura do Resumo e da Paráfrase. Normas gerais para citações no corpo do trabalho. Oratória.

Supervisão de atividades TCC (ao longo do curso)
EMENTA: Fundamentos e métodos da pesquisa científica. Artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).