Neuroeducação - Turma Munhuaçu

Início das aulas: 16/03/2019

Duração: 18 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:20 x R$ 689,00

Periodicidade: Aulas presenciais - Sábado: 8h às 18h (quinzenal)

Responsável técnico:

  • Profª Juliana Alvares Mattar - juliana.mattar@emescam.br

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A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Público Alvo:

Graduados em pedagogia, fonoaudiologia, psicopedagogia, psicologia, profissionais da área da saúde e demais profissionais envolvidos com a educação e aprendizagem.

Objetivo:

Objetivo Geral:
Conduzir, de forma prática e aplicada, profissionais ligados à área da educação, ao conjunto de conhecimentos que compõem a Neuroeducação no sentido de formá-los para que possam identificar, compreender e criar estratégias que possa desenvolver e estimular processos neurocognitivos fundamentais envolvidos no ato de aprender, criando métodos eficazes de ensino-aprendizagem.

Objetivos específicos:
- Compreender as bases neurocientíficas dos processos envolvidos na aprendizagem;
- Identificar perfis neuropsicológicos na normalidade e nos principais transtornos do desenvolvimento que podem prejudicar a aprendizagem;
- Desenvolver e aplicar, nas práticas diárias de ensino, conhecimentos e estratégias neurocientíficas que garantam um melhor processo de ensino-aprendizagem;
- Desenvolver estratégias de ensino que possam ser aplicadas na educação especial visando a inclusão escolar e social.

Justificativa:

Aprender é uma capacidade que nasce com todo ser humano e que é desenvolvida ao longo de toda a sua vida. Embora seja uma ciência relativamente nova, a neuroeducação tem experimentado grande conhecimento mundial na medida em que procura levar para a prática diária dos educadores, e demais profissionais envolvidos com o desenvolvimento humano, descobertas importantes sobre os processos de aprendizagem, memória, atenção, processamento de informações, aquisição da linguagem oral e escrita e outros conhecimentos acerca do desenvolvimento humano.
A Neuroeducação é gerada das interseções entre a neurociência e a educação e que agrega o ser humano a modificar estruturas funcionais limitantes na aprendizagem e aperfeiçoa as operações das matrizes de inteligência através do seu mapeamento cerebral, possibilitando a expressão máxima da sua potencialidade.
O mapeamento cerebral, nada mais é que a representação interna da realidade de cada um de nós, pois cada ser é único em suas experiências, em suas vivências, desta forma não existe um mapa igual ao outro.
Com isso a neuroeducação é um campo interdisciplinar que combina a neurociência e a educação para criar melhores métodos de ensino e aprendizagem.
As pesquisas e o crescimento da neuroeducação estão avançando muito nos últimos anos, com resultados positivos e benéficos em relação à aprendizagem e suas dificuldades como; memória, raciocínio, linguagem e outras áreas da neurociência cognitiva para informar os educadores sobre as melhores estratégias de ensino e aprendizagem.
Outra linha de abordagem em neuroeducação é compreender quais e como os distúrbios e doenças nervosas e mentais podem afetar o aprendizado dos alunos, e como os professores podem colaborar com outros profissionais para ajudar a identificar problemas em sala de aula, de modo a enfrentá-los com novos métodos de educação especial para a inclusão social dos seus alunos afetados.
Assim, a neuroeducação engloba o estudo de doenças comuns ou raras, distúrbios tais como: dislexia, discalculia, gagueira, desordem de atenção e hiperatividade, disfunção cerebral mínima, retardamento mental, disfunções no desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, deficiências da visão e audição, lesão cerebral, dispraxia, doenças mentais como depressão, ansiedade, doenças sistêmicas com comprometimento cognitivo, como anemia, mixedema, desnutrição e outros.

Conteúdo Programático:

A Relação entre saúde e Educação 
Fundamentos neurológicos – Neuroanatomia, fisiologia, desenvolvimento e envelhecimento cerebral 
Fundamentos neurológicos da aprendizagem 
Processamentos cerebrais 
Desenvolvimento cognitivo 
Perfil neuropsicológico no desenvolvimento normal 
Perfil neuropsicológico e doenças
Processamento auditivo 
Educação Especial e processos inclusivos 
Ciência e Criatividade 
Competências Socioemocionais e as contribuições das Neurociências para a Educação
Neuroeducação e ações pedagógicas 
Neurodidática 
Desafios da inclusão e legislação específica 
Bioética: Implicações para o Processo Educacional
Orientação familiar 
Metodologia Científica I, II e III
Supervisão de atividades TCC (ao longo do curso)

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