Cuidados Paliativos

Início das aulas: Maio de 2017

Duração: 12 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:13 x R$ 650,00

Periodicidade: Aulas mensais às sextas-feiras (13h às 21h) e aos sábados (8h às 18h) * obs: haverá momentos de dois módulos no mês, de acordo com o calendário apresentado pela coordenação. Entrevistas e avaliação de currículos: semana 15 a 18/08. Obs: A pós-graduação será realizada com o mínimo de 20 alunos.
 

Coordenador(es):

  • Erika Souza G. Ramos

Fazer inscrição

Público Alvo:

Profissionais de saúde (médico, assistente social, enfermeiro, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional).

Objetivo:

Fornecer formação especializada na avaliação multidimensional do paciente, bem como controle de sintomas, comunicação adequada com paciente e entre equipe, conhecimentos a respeito do sofrimento humano, morte e luto.

Justificativa:

A cada ano, estima-se que 40 milhões de pessoas precisam de cuidados paliativos, 78% deles de pessoas vivem em países de baixa e média renda. Em todo o mundo, apenas cerca de 14% das pessoas que necessitam atualmente recebem.
A necessidade global vai continuar crescendo como resultado do aumento das doenças não transmissíveis (crônicas) e envelhecimento da população.
O Cuidado Paliativo (CP) é necessário para uma vasta gama de doenças. As doenças crônicas causam o aumento do número de mortes em todo o mundo, como doenças cardiovasculares (38,5%), câncer (34%), doenças respiratórias crônicas (10,3%) , AIDS (5,7%) e diabetes (4,6%).
 
Os cuidados paliativos são mais eficazes quando considerados no início do curso da doença. Quando precoce não só melhora a qualidade de vida dos pacientes, mas também reduz internações e uso de serviços de saúde desnecessários.
 
A Equipe de CP auxilia nas interações, muitas vezes, complexas de comunicação entre paciente, família e a Equipe assistente: uma comunicação adequada proporciona ao binômio paciente/família uma melhor satisfação, aderência à terapia, maior participação na tomada da decisão compartilhada e melhores resultados em saúde de um modo geral. Pode também, por exemplo, auxiliar o paciente a desenvolver diretivas antecipadas de vontade, que vão garantir o cuidado de acordo com as suas preferências durante as fases da doença, respeitando sua autonomia e sua integridade.
 
Dessa forma, o curso de especialização em cuidados paliativos da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (EMESCAM), pretende que o aluno adquira novos conceitos e conhecimentos, entenda a importância de cuidar do paciente com humanidade, controlar os sintomas, saiba estabelecer limites quando necessário visando promover conforto e melhora da qualidade de vida.

Conteúdo Programático:

- Conceitos e princípios dos Cuidados Paliativos
- Avaliação integral do paciente e plano de cuidados
- Aspectos éticos e jurídicos
- Controle de sintomas
- Espiritualidade e Sofrimento
- Estratégias de Comunicação
- Pesquisa e metodologia
- CP em pacientes oncológicos e não-oncológicos
- Assistência a família e fase final de vida
- Cuidados com cuidador, profissional e Luto
- Organização de Serviços (gestão) e Trabalho em Equipe