SEMINÁRIO DE POLITICAS PÚBLICAS E DESENVOLVIMENTO LOCAL - ISBN: 978-85-99564-10-3

APRESENTAÇÃO  
O Seminário de Políticas Públicas é um evento acadêmico científico promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória – Emescam. É realizado anualmente no mês de novembro, como produção decorrente dos debates, estudos e pesquisas desenvolvidos no interior dos Núcleos de Pesquisa do referido Programa.
A materialização deste Seminário, desde sua primeira versão em 2014, resulta do interesse docente na efetivação de um evento acadêmico científico propício para a consolidação dos estudos empreendidos no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, e para o fomento de debates sobre questões relacionadas às políticas públicas na contemporaneidade. 
O Seminário de Políticas Públicas tem como escopo a área de concentração intitulada “Políticas de Saúde, Processos Sociais e Desenvolvimento Local” por entender que tais categorias são capazes de abarcar as inúmeras possibilidades de estudo e os debates que se fazem presentes no evento. A área de concentração fundamenta-se na concepção ampla de Política de Saúde que, além de incluir uma perspectiva de totalidade, também compreende a articulação das relações sociais e do Estado com as Políticas Públicas e com o Desenvolvimento Local. Os trabalhos apresentados foram permeados pela discussão em torno da Economia, da Justiça e da Política, considerando, ainda, as contradições da realidade nacional, que exclui amplas camadas da população aos direitos sociais.
O I Seminário ocorreu em 2014, entre os dias 24 a 26 de novembro, tendo como tema Determinantes Sociais e as Políticas Públicas, e buscou estimular debates que possibilitassem aos discentes compreender as inter-relações entre os aspectos sociais e os fenômenos analisados; além da participação dos estudantes com a apresentação de 16 trabalhos em sessões de apresentação oral. Nesta ocasião, a Profª Drª Berenice Rojas Couto do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da PUC-RS ministrou a conferência de abertura.
O II Seminário se deu no período de 23 a 25 de novembro de 2015, com o tema Direitos Sociais e Políticas Públicas em Tempo de Crise, mantendo o mesmo formato, foram apresentados 38 trabalhos. Com uma participação expressiva também dos cursos de graduação e os mestrandos, em um total de 87 participantes, tivemos a honra de receber a conferência de abertura proferida pela Profª Drª Elda Bussinger da Faculdade de Direito de Vitória, que versou sobre o tema a Judicialização da Saúde.
Já o III Seminário adotou como tema: Estratégias de Resistência e Movimentos Sociais, que possibilitou a discussão do desastre ocorrido no município de Mariana – MG, com impactos de ordem ambiental e social também para o estado do Espírito Santo. Com este enfoque tivemos a conferência de abertura realizada pela Profª Drª Marta Zorzal e Silva, do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFES no dia 28 de novembro de 2016. Nos dois dias subsequentes tivemos a Mesa Redonda com a participação da Profª Cristiana Losekann da UFES e também as sessões de apresentação de 32 trabalhos no formato Banner e exposição oral. Aproximadamente 100 participantes abrilhantaram o evento.
O IV Seminário ocorreu em 2017, entre os dias 27 a 29 de novembro. Nesta ocasião tivemos a Conferência de abertura realizada pelo Prof. Dr. Paulo Nakatani do Programa de Políticas Sociais da UFES, sobre A crise Política e as Contrarreformas em nosso país, haja vista que “Crise Política, Contrarreformas: Impactos nas Políticas Públicas” foi o tema do evento. Nas sessões coordenadas 51 trabalhos foram apresentados com participação expressiva de alunos do Mestrado, egressos e graduandos. Ao todo foram 225 inscritos que puderam nestes três dias discutir sobre o momento difícil pelo qual atravessa nosso país, especialmente no que diz respeito à extinção de políticas públicas e de direitos.
Estes eventos têm proporcionado fecundo debate sobre os temas de pesquisa em Políticas Públicas no cenário contemporâneo, têm contribuído para fortalecer os grupos de pesquisa e articular ações entre o Mestrado e a Graduação de Serviço Social para o desenvolvimento de produção técnica e científica. Tanto isso é verdade, que nesta versão do Seminário, foi possível realizar conjuntamente o IV Seminário de Políticas Públicas da Emescam e a I Jornada Científica Interdisciplinar do Serviço Social.
O Seminário de Políticas Públicas do Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento Local da Emescam, neste ano, agregou uma parceria com o Curso de Graduação de Serviço Social, visando contribuir com o desenvolvimento de experiências de participação em eventos científicos dos alunos e professores do Curso de Graduação de Serviço Social e proporcionar a ampliação do debate deste Curso com discentes e docentes do Mestrado, através dos temas relacionados ao desenvolvimento de pesquisa em Políticas Públicas, ligadas ao Serviço Social e ao Mestrado de Políticas Públicas, estimulando o fortalecimento do debate, da pesquisa, da produção técnica e científica na Graduação.
Nesta versão do Seminário de Políticas Públicas foram estimulados a apresentação de trabalhos científicos de professores e alunos da Graduação a partir da formatação da I Jornada Científica Interdisciplinar do Serviço Social, que ocorreu simultaneamente ao IV Seminário de Políticas Públicas da Emescam. Este campo de estudo remete tanto à formação profissional do Serviço Social, quanto ao estudo das políticas sociais, nas quais o assistente social é chamado a atuar. Foram tomados alguns temas vinculados ao interesse da formação profissional e que se destacam no debate sobre as condições gerais de existência material, às condições de vida, de trabalho e de formação profissional do Serviço Social.
Neste sentido, verificou-se que a materialização deste formato conjunto, resultou na efetivação de um evento acadêmico científico que propiciou mais uma atividade integrada dos dois programas com estímulo e fomento à produção tanto de alunos do Programa de Políticas Públicas e Desenvolvimento Local, quanto para professores e alunos do Curso de Graduação de Serviço Social em temáticas afins às questões relacionadas às políticas públicas na contemporaneidade. 
A I Jornada Científica Interdisciplinar do Serviço Social, procurou acompanhar o escopo do debate do tema do evento “crise política, contrarreformas: impactos nas políticas públicas” do IV Seminário de Políticas Públicas da EMESCAM, mas se conformando aos conteúdos de maior interesse do Curso de Serviço Social.  Assim, a discussão dos trabalhos foi organizada em quatro Mesas Redondas: Pobreza, Desigualdades e Exclusão Social; Direitos Humanos, Segurança Pública e Violência; Mundo do Trabalho e Trabalho Profissional do Assistente Social; e, por fim, Política Social e Formação Profissional do Serviço Social, pensados a partir da lógica produtora da exclusão social de amplos segmentos da população dos direitos sociais.