O acompanhamento de um projeto de pesquisa aprovado pelo CEP será efetuado por meio de relatórios parciais, a serem apresentados a cada semestre pelo pesquisador responsável, e de relatório final, ao término do projeto. A apresentação desses documentos deverá ser efetuada na Plataforma Brasil, mediante notificação. Ao enviar a notificação, deverá ser anexada descrição da situação do projeto, com base em roteiro padronizado (ver "Formulário para relatório de acompanhamento de projeto de pesquisa").

Ver formulário para relatório de acompanhamento de projeto de pesquisa
download

Também por meio de notificação na Plataforma Brasil deverão ser comunicadas as intercorrências que possam determinar suspensão ou cancelamento de projeto, em especial aquelas que ocasionem risco ao participante da pesquisa:

- Relatório de Suspensão de Projeto deverá ser enviado quando houver risco de dano ou risco ao participante da pesquisa ou quando constatada superioridade significativa de uma intervenção sobre outra(s) comparativa(s) ou quando houver impedimento operacional à continuidade do projeto. Em todos os casos, constará do relatório explicação pormenorizada dos fatos, para apreciação do CEP.

- Relatório de Cancelamento de Projeto será cabível quando existirem impedimentos operacionais ou não houver interesse no desenvolvimento de projeto, antes de seu início.

O manual "Enviar notificação", disponível na Central de Suporte da Plataforma Brasil, contém instruções sobre os procedimentos a serem realizados.

Quando houver alteração no conteúdo do projeto (número de sujeitos de pesquisa, instituições coparticipantes, sigilo, cronograma, etc), o fato deverá ser comunicado ao CEP por meio de emenda. Orientação sobre os procedimentos necessários estão disponíveis no manual "Submissão de emenda ao projeto", na Central de Suporte da Plataforma Brasil. Destaca-se a importância de informar no campo "justificativa da emenda" quais alterações foram feitas e por qual motivo. Isso facilitará a análise do CEP.