Liga Acadêmica de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva – LADTI

Orientador: André Carnevali da Silva
 
Descrição:
Fundada no ano de 2012 e sediada na Escola Superior de Ciências Médicas da Santa Casa de Misericórdia (EMESCAM) em Vitória, Espírito Santo, Brasil. A LADTI foi idealizada por acadêmicos, visando o aprofundamento do conhecimento extra-classe. Em sua terceira diretoria, buscamos permitir aos alunos conhecimentos teóricos com aulas ministradas por médicos especialistas das áreas de Anestesiologia, Dor e Terapia Intensiva; além do conhecimento prático, acompanhando médicos em suas respectivas áreas de trabalho. Permitindo assim ao aluno maior entendimento das áreas e contato com o futuro local de trabalho e aumento do conhecimento nas áreas por meio de cursos para membros e não-membros da LADTI.





Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca- LICOR

Orientador: Luiz Fernando Machado Barbosa
Descrição:
A Liga Acadêmica de Cardiologia e Cirurgia Cardíaca do Espirito Santo tem como objetivo auxiliar e contribuir com conhecimento científico de qualidade para a formação dos futuros médicos do estado interessados na ampla área que é a Cardiologia. De maneira prática e teórica, a LICOR proporciona ao acadêmico vivência médica nos diversos ambientes dos serviços de saúde, reuniões científicas, jornadas e aulas. Nosso compromisso social é pautado no esclarecimento, informação e auxílio à sociedade por meio de eventos, mutirões e ações voltados para a comunidade.

Liga Acadêmica de Fisioterapia do Espirito Santo – LAFES

Liga Acadêmica de Geriatria e Gerontologia- LAGGES
Orientador: Prof. Dr. Renato Lirio Morelato
Descrição:
Realizar ações sociais, acadêmicas, científicas e de promoção da saúde de forma integrada e multidisciplinar no que se refere à saúde do idoso.


Liga Acadêmica de Gestão em Saúde – LAGS
Orientador: Prof. Dr. Flávio Takemi Kataoka.
 
Descrição:
A LAGS é uma liga acadêmica destinada ao estudo e vivência de experiências na área de gestão, pública e privada. As reuniões ocorrem quinzenalmente conforme divulgado no Facebook da liga (https://www.facebook.com/lagsliga). A Liga também conta com atividades práticas no Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e na direção da EMESCAM.

Liga Acadêmica de Oncologia do Espirito Santo – LIONCO
Orientador: Profº.Dr. José Carlos Novaes
 
Descrição:
A LIONCO é uma liga acadêmica destinada ao estudo da oncologia. As reuniões ocorrem quinzenalmente conforme divulgado no site (http://ligadeoncologia.webnode.com.br/) e facebook . A Liga também conta com atividades práticas no Hospital Santa Rita com o acompanhamento da radioterapia e cirurgia oncológica além de ambulatório de oncologia geral na Santa Casa.


Liga Acadêmica de Raciocínio Clínico – LIRAC
Orientador: Prof. Dr. Fabiano Quarto Martins
 
Descrição:
Tem como objetivos promover reuniões científicas, discussões de casos clínicos e visitas a enfermarias e ambulatórios sob a orientação do Doutor Fabiano Quarto Martins, gastroenterologista.
Assim, pretende-se aumentar o contato do aluno com as mais diversas áreas da clínica médica-pneumologia, cardiologia, endocrinologia, entre outras- e garantir o maior desenvolvimento do raciocínio médico e do pensamento crítico dos membros da Liga.


Liga Acadêmica de Semiologia e Clínica Médica – LASEC
Orientador: Prof. Dr. Felipe Bertollo Ferreira
 
Descrição:
É uma instituição sem fins lucrativos que atua de forma integral com todos os períodos do curso de medicina com atividades teóricas e práticas específicas para cada segmento. Dentre as atividades contempla-se:


Liga de Neurociências – LINC
Orientador:
Dra. Mariana Lacerda Reis Grenfel
 
Descrição:
Criada com o propósito de melhor integrar seus membros em áreas de interesse dentro da Neurologia e Neurocirurgia, principalmente. Dentre as atividades realizadas pela liga ao longo dos anos temos as atividades práticas em ambulatório de neurologia, acompanhamento de neurocirurgias, reuniões científicas mensais, ações comunitárias de conscientização e aulas práticas de neuroanatomia e semiologia neurológica.

Liga Acadêmica de Cirurgia e Atendimento ao Trauma do Espírito Santo LACATES
Orientador: Prof. Dr. Claudio Medina
 
Descrição:
É uma liga voltada para a prática cirúrgica como um todo. Nossas atividades incluem acompanhamento nos ambulatórios de cirurgia e no centro cirúrgico do Hospital Santa Casa de Misericórdia, além da realização de diversos encontros científicos para discussão de temas pertinentes. 


Liga Acadêmica de Endocrinologia e Metabologia do Espirito Santo -LEMES
 
Descrição:
Tem o objetivo de fornecer conhecimento teórico prático aos seus afiliados, seja com o desenvolvimento de atividades internas (discussão de problemas formulados por seus diretores, membros efetivos e professores, através de seminários, clube de revistas e vídeo-aulas), ou mediante atividades externas (palestras, ambulatórios e ações sociais), atuando junto a sociedade com o intuito de informá-la, conscientizá-la e assisti -lá.

Liga Acadêmica de Gastroenterologia do Espirito Santo – LIGASTRES
Orientadora: Dra. Ana Paula Hamer Sousa Clara.  
Coorientadores:  Dra. Izabelle Venturini Signorelli, Dr. Fabiano Quarto Martins, Dr. Felipe Bertollo Ferreira e Dra. Livia Zardo Trindade. 
 
Descrição:
Foi fundada em 2009 por acadêmicos de medicina da Emescam com o compromisso de fornecer conhecimento teórico-prático a seus afiliados. Atualmente, contamos com reuniões teóricas mensais para membros efetivos e aspirantes e atividades práticas na Santa Casa e no HUCAM para os membros efetivos. Dentre elas, o aluno tem a oportunidade de acompanhar de perto procedimentos como Endoscopia e Colonoscopia, consultas em ambulatórios especializados e gerais e visitas na enfermaria. Além disso, contamos com atividades externas com parcerias com a SOGES (Sociedade de Gastroenterologia do Espírito Santo) e a SOBED-ES (Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva – Espírito Santo). Os membros efetivos interessados ainda contam com orientadores disponíveis para realizar artigos científicos.


Liga Acadêmica de Ginecologia, Cirurgia Ginecológica e Obstetrícia – LIGOB
Orientador: Dr. Marcio de Oliveira Almeida. 
Co-orientadores: Dr. Antônio Chambô e Dra. Célia Regina Trindade.
 
Descrição:
Trabalha com conceitos ginecológicos e obstétricos, além da promoção da saúde da mulher. A liga oferece atividades práticas no ambulatório de ginecologia e no centro cirúrgico do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória, e também práticas no Hospital Maternidade ProMatre. Também conta com atividades voltadas para a comunidade como projetos desenvolvidos no Outubro Rosa, o Circuito da Saúde e Cariacica Mais Cidadã.


Liga Acadêmica de Hematologia e Hemoterapia do ES – HEMOLIGA
Orientador:  Dr.ª Sibia Soraya Marcondes
 
Descrição:
A HEMOLIGA, criada em 2014, surgiu a partir do interesse de um grupo de alunos a respeito da Hematologia e da Hemoterapia que, muitas vezes, acabam sendo temas negligenciados pelos estudantes ao longo da formação acadêmica devido a sua complexidade e especificidade. Perante a essa situação, sentiu-se a necessidade de fomentar o estudo e a compreensão dessas áreas da medicina tão relevantes para diversas especialidades que dependem cotidianamente do conhecimento dos processos hematológicos para a prática clínica e cirúrgica. 
A liga tem o compromisso de oferecer conhecimento teórico-prático a seus afiliados, por meio de reuniões científicas mensais, jornada científica anual, seminários, discussões de casos clínicos, acompanhamento de profissionais na sua prática diária (ambulatorial e hospitalar) e produção científica. Além disso, compromete-se a atuar junto à sociedade, realizando atividades com o objetivo de informá-la, conscientizá-la e assisti-la.


Liga Acadêmica de Nutrologia e Medicina Esportiva – LANMES
 
Descrição:
LANMES - Liga Acadêmica de Nutrologia e Medicina Esportiva) visa transmitir conhecimento da área da saúde na medicina preventiva e na longevidade, unindo a Nutrologia à medicina esportiva. As palestras e jornadas tem como objetivo capacitar futuros profissionais e elucidar novas ideias para melhorar a qualidade de vida dos pacientes, tanto os que estão doentes quanto aqueles que pretendem melhorar seu desempenho em esporte


Liga Acadêmica de Oftalmologia do Espirito Santo – LOFTES


Liga Acadêmica de Ortopedia e Traumatologia do Espirito Santo – LOTES


Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia do Espirito Santo – LAPEDES
Orientador:  Profª Dra. Rosana Arpini
 
Descrição:
LAPEDES - Liga Acadêmica de Pediatria e Neonatologia do Espírito Santo é uma entidade estudantil aberta para acadêmicos de quaisquer faculdades. Apoiada por renomados professores e tem como orientadora a Dra. Rosana Arpini, professora na EMESCAM. Tem como missão reunir acadêmicos interessados em aprofundar mais os conhecimentos sobre a área e dessa forma contribuir na formação de futuros pediatras.


Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental do Espirito Santo – LIAPSI
Orientador: Prof. Dr. Marcos Meireles.
Descrição:
LIAPSI é uma liga acadêmica destinada aos estudos sobre psiquiatria e saúde mental. As reuniões ocorrem quinzenalmente na EMESCAM, conforme divulgado na página do Facebook (@liapsi.es). A liga também conta com atividades práticas desenvolvidas pelos membros, sob forma de visita clínica supervisionada.

Liga Acadêmica de Reumatologia do Espírito Santo – LIACRES
Orientador: Profª Dra. Raquel Altoé Giovelli
 
Descrição:
A liga reúne acadêmicos que tenham interesse e profissionais que tenham atuação na área de Reumatologia, buscando aprofundar-se nos conceitos de Reumatologia, estimular a prática clínica e a pesquisa científica por meio de produção de trabalhos, participar de congressos e cursos além de promover trabalhos junto à comunidade.


Liga Acadêmica de Saúde Coletiva do Espirito Santo – LASCES


Liga Acadêmica de Telemedicina, Tecnologia e Telessaúde – TELELIGA
Orientador: Prof. Dr. Bruno Valbon e supervisionado pela Dra. Rosane Mageste
 
Descrição:
A Liga de Telemedicina, Tecnologia e Telessaúde - TELELIGA é um projeto acadêmico orientado pelo Dr. Bruno Valbon e supervisionado pela Dra. Rosane Mageste criado para atuar na área de inovação e de tecnologia na medicina tendo como norteador a Medicina Interativa - a Telemedicina da Emescam. Temos como atividades:
  • Teleconferências com os SIGs, grupos nacionais de transmissão de conteúdos de medicina pela rede de telemedicina interligada
  • Palestras sobre inovação e tecnologia na medicina
  • Construção de projetos científicos e de tecnologia na saúde
  • Projeto Jovem Doutor de impacto social - em breve
  • Projeto Homem Virtual (impressora 3D) - em breve


Liga Acadêmica de Transplante de Órgãos e Tecidos do ES – LITOTES
Orientador: Prof. Dr. Flávio Takemi Kataoka
 
Descrição:
A LITOTES (Liga de transplantes de órgãos e tecidos do Espírito Santo) foi criada por acadêmicos de medicina da Emescam em 2013.  Atualmente a liga está ativa e possui como professor orientador o Dr. Flávio Takemi Kataoka. A liga possui como atividades: reuniões científicas, acompanhamento de cirurgias envolvendo transplante renal, curso de sutura, participação em campanhas de conscientização sobre a doação de órgãos e o Projeto de Extensão “Dia Feliz da Saúde” em parceria com a Associação Pró-vidas Transplantes. O projeto conta com realização de testes rápidos de Hepatite C na população, afim de detectar os portadores da doença, e impedir que novos indivíduos ingressem na fila de transplantes. 


Liga Acadêmica de Urgência e Emergência do Espirito Santo – LAURGEM
Orientador: Leonardo França Vieira
Descrição:
A LAURGEM tem como objetivo ampliar e aprofundar os conhecimentos relacionados aos atendimentos de urgência e emergência, desde ocorrências mais simples até acidentes com múltiplas vítimas, desenvolvendo o trabalho em equipe, a sistematização do atendimento e as condutas de segurança tanto para o paciente quanto para o socorrista. A programação da liga conta com aulas teórico-práticas (com o apoio do Centro de Simulação), palestras, simulações e projetos de extensão.


Liga Acadêmica Dermatologia e Cirurgia Dermatológica do Espirito Santo – LADERMES
 
Descrição:
A LADERMES, Liga Acadêmica de Dermatologia do Espírito Santo tem como objetivo o aperfeiçoamento do conhecimento sobre fisiopatologia, diagnóstico, tratamento e atualizações das doenças dermatológicas mais prevalentes. Tudo isso através de palestras com especialistas da área, práticas no ambulatório de dermatologia geral, dermatologia estética e enfermaria do Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória e participação no projeto de extensão Salve Sua Pele.
Temos como finalidade a promoção da saúde, com foco nos aspectos relacionados às abordagens da dermatologia clínica, cirúrgica e cosmiátrica, por intermédio: capacitação teórica e prática dos acadêmicos de medicina, atuação integrada e comprometida com a comunidade e estímulo a produção científica.


Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular do Espirito Santo – LACIC

Orientador: Dr. André Carnevali da Silva e Dr. Melchior Luiz Lima 
Descrição:
A Liga Acadêmica de Cirurgia Cardiovascular do ES (LACIC) tem como principal objetivo inserir o aluno de Medicina no mundo da Cirurgia Cardiovascular, área pouco abordada nas faculdade do estado, porém de extrema importância. Temos como principais atividades: curso de parlamentação cirúrgica, mesa redonda com cirurgiões para discussão de artigos científicos, projetos de pesquisa, curso de técnica operatória cardiovascular e atuação semanal em cirurgias cardiovasculares.


Liga Acadêmica de Radiologia do Espirito Santo – LIRADES
Orientador: Cristiano Ventorim de Barros
Descrição:
A LIRADES (Liga Acadêmica de Radiologia) é a liga acadêmica do Espírito Santo destinada a envolver a comunidade médica e a sociedade em geral no âmbito do diagnóstico por imagem, procurando oferecer aprendizado aos acadêmicos e promover ações de educação e prevenção médica para a população.
A importância de uma liga voltada para a área da Radiologia é notória, vista a carência de aprendizado por parte dos estudantes dessa área na grade curricular de muitas faculdades de medicina. Dessa forma, a liga promove reuniões mensais nas quais médicos experientes compartilham um pouco de seus conhecimentos adquiridos e reuniões semanais com apresentação de casos clínicos relacionados à Radiologia. Além disso, ao longo do ano pretendemos realizar campanhas de conscientização e educação da população e produzir trabalhos científicos voltados para a área.