Ações voltadas para a minimização dos riscos de endogenia na formação de doutores:

No intuito de minimizar os possíveis prejuízos causados por uma eventual endogenia na formação dos Doutores, são previstas as seguintes medidas com parte da proposta do DINTER PUCRS-EMESCAM:

- Serão ofertadas disciplinas dentro das linhas de pesquisa do PPG - Pediatria/PUCRS proporcionando aos participantes a possibilidade de optar por uma das linhas, quando de seu ingresso. Assim, ainda que todos os participantes venham a realizar o mesmo curso, suas trajetórias em termos de conteúdos e foco específico de formação serão distintas.
- Para aqueles alunos que tiverem a possibilidade de permanecer em tempo integral pelo menos um semestre letivo junto a PUCRS (semestre regular), há a possibilidade de realização de disciplinas do currículo regular dos cursos de Pós-graduação stricto-sensu ofertados pela Instituição, tanto no PPG - Pediatria quanto em outros programas da PUCRS. Porém, tal condição somente será possível no caso de disponibilidade do aluno em permanecer durante um semestre letivo residindo em Porto Alegre. O plano de estágio a ser desenvolvido também proporcionará a oportunidade dos participantes terem contato com outras áreas do conhecimento, a partir de contatos individuais intermediados por seus respectivos orientadores ou pelas próprias atividades de pesquisa.