Planejamento do estágio obrigatório dos alunos junto ao Programa Promotor:

Em que pese o fato do estágio junto à Instituição Promotora ser considerado opcional pela CAPES, tanto PUCRS quanto EMESCAM concordam que tais atividades são de fundamental importância para que se obtenha o melhor aproveitamento possível do desenvolvimento do DINTER. Assim, o Plano de Estágio Complementar (PEC) dos alunos junto à Instituição promotora obedece às sugestões da CAPES no que tange ao objetivo de proporcionar maior integração dos participantes com a Instituição promotora, sendo proposto na forma de quatro períodos distintos, a seguir detalhados, totalizando 3 meses de estágio. Neste sentido, estão inseridas atividades relacionadas com aulas, orientações, pesquisa, elaboração de artigos, integração com alunos dos cursos de Doutorado, Grupos de Pesquisa e defesa de projetos/teses. De forma mais específica, prevê-se o seguinte conjunto de atividades:

- Etapa 1 (Março de 2017- 15 dias): apresentação do programa promotor; reuniões com integrantes de Grupos de Pesquisa; capacitação avançada no uso de recursos da Biblioteca e Bases de Dados; realização de 2 créditos em disciplinas eletivas conforme linha de pesquisa; atividades de orientação.
- Etapa 2 (novembro de 2017 – 15 dias): atividades de orientação e pesquisa vinculadas ao projeto de tese; oficinas orientadas à elaboração de artigos para submissão em Congressos relevantes no cenário nacional; realização de 2 créditos em disciplinas eletivas conforme linha de pesquisa; defesas de projeto de tese.
- Etapa 3 (março de 2018 – 15 dias): atividades de orientação e pesquisa vinculadas ao projeto de tese; realização de 2 créditos em disciplinas eletivas conforme linha de pesquisa,
- Etapa 4 (novembro de 2018 – 10 dias): atividades de orientação e pesquisa vinculadas ao projeto de tese; realização de 2 créditos em disciplinas eletivas conforme linha de pesquisa; oficinas de elaboração de artigos.
- Etapa 4 (março de 2019 – 20 dias): atividades de orientação; O Seminário Especial aqui referido consistirá de uma atividade coordenada por professores atuantes no DINTER e terá como foco a apresentação/discussão de artigos desenvolvidos pelos alunos do DINTER (individualmente ou em co-autoria com outros alunos ou mesmo mestrandos e doutorandos do PPG - Pediatria) com foco na submissão em periódicos classificados no Qualis-CAPES. Qualificação da tese.
- Etapa 5 (julho de 2018 – 5 dias): defesa da tese.