Apresentação do planejamento básico de como serão efetuadas as atividades de orientação, com descrição objetiva das relações entre orientador(a) e orientando(a):

As orientações serão baseadas em um conjunto de recursos e atividades, conforme descritas a seguir:
- Após o processo seletivo ser finalizado e a turma definida, serão alocados orientadores de acordo com a linha de pesquisa de cada aluno.
- As orientações em sua fase inicial ocorrerão com o uso de recursos a distância, tais como e-mails e Skype. As orientações presenciais ocorrerão em pontos específicos, incluindo as visitas do grupo de alunos à Instituição promotora, quando da realização do estágio junto à PUCRS. Naturalmente, no caso de deslocamento do professor para ministrar disciplina em Vitória ou da possibilidade do orientando vir a Porto Alegre em períodos adicionais ao plano de estágio, o número de orientações presenciais será ampliado. - O prazo de defesa e aprovação do projeto de tese encerra-se em julho de 2017; e o prazo desejado de defesa/aprovação das teses em agosto de 2017. A fim de acompanhar a evolução do aluno quanto ao seu projeto/tese, será adotado um mecanismo similar ao que é utilizado no curso de Doutorado regular do PPG - Pediatria, denominado Plano de Pesquisa.