Critérios e sistemática de seleção dos alunos:

A seleção dos participantes do DINTER em Saúde PUCRS-EMESCAM atendeu critérios e procedimentos similares aos utilizados no curso regular de Doutorado oferecido pelo PPG - Pediatria, excetuando-se pequenos ajustes necessários tendo em vista as características do curso. Porém, a manutenção de um processo seletivo similar visou, sobretudo, a assegurar um nível adequado de ingressantes, compatível com o perfil desejado a um doutorando e, com isto, elevando as possibilidades de sucesso do próprio curso. Assim, os candidatos foram submetidos aos procedimentos de entrevista e apresentação da seguinte documentação:

a) Formulário de inscrição específico;
b) Curriculum Vitae (modelo CNPq/Lattes), destacando formação, principais atividades acadêmicas e de aperfeiçoamento desenvolvidas e atividades profissionais;
c) Cópia da Carteira de Identidade e CPF;
d) Cópia do diploma e do Histórico Escolar de Graduação;
f) Uma foto 3x4 recente;
g) Carta de manifestação de interesse, apontando as principais motivações para a realização do curso de Doutorado;
h) Pré-projeto de tese, com três páginas, indicando linha de pesquisa, tema, objetivos do projeto, breve revisão teórica. Os candidatos foram classificados de acordo com os pesos atribuídos a cada um dos critérios utilizados para seleção, a saber:
- a) Análise do curriculum vitae (peso = 40 %);
- b) Desempenho na entrevista de seleção (peso = 20%);
- c) Análise do pré-projeto (peso = 40%).
O processo seletivo foi conduzido por uma comissão específica, composta de três professores (sendo um deles o Coordenador do PPG – Pediatria da Instituição Promotora) e responsável prioritária pela realização das entrevistas de seleção junto à Instituição Receptora. Além desta comissão, outros professores do programa e atuantes no DINTER foram designados para realizarem em sistema de pares a avaliação de currículos e pré-projetos.