No curso de medicina da Emescam os estudantes desenvolvem atividades práticas ao longo do curso e estas são intensificadas durante o estágio curricular que ocorre nos quatro últimos períodos no curso.

Do nono ao décimo segundo período, que corresponde ao Internato, os estudantes passam pelas grandes áreas do conhecimento médico, organizadas em módulos, segundo as DCN: Atenção Primária à Saúde e Medicina de Família e Comunidade, Clínica Médica, Cirurgia,  Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Mental e Urgência e Emergência.

O Internato tem por objetivo proporcionar aos estudantes atividades práticas em tempo integral, em cenário real nas estruturas dos serviços de saúde próprios e conveniados, onde desenvolvem e aplicam as habilidades psicomotoras e atitudinais, mobilizando conhecimentos prévios já adquiridos.

Os estágios ocorrem nos três níveis de atenção, e conta, ainda, com apoio do Laboratório de Habilidades e Simulação e são supervisionados por professores e preceptores.  Nesses estágios os estudantes desenvolvem habilidades que permitem o desempenho requerido por um médico com formação generalista, a prática na utilização de recursos diagnósticos e terapêuticos, tanto nas ações curativas como preventivas.

Cada módulo é coordenado por um professor e no primeiro dia do Internato os internos recebem os Planos de Ensino com toda a programação a ser desenvolvida, a divisão de grupos com as respectivas escalas de prática e plantões, locais de estágio e datas de avaliações.

O Internato é regido por um Regulamento Clique aqui e visualize o Regulamento do Internato e protocolos definidos Clique aqui e visualize o Protocolo Médico do Internato.