O curso de Enfermagem da Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória - EMESCAM possui profissionais de referência em saúde, com reconhecimento no mercado e elevada confiabilidade nos serviços prestados à sociedade. Seu corpo docente é formado por mais de 90% de mestres e doutores e possui hospital-escola, o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória. Mais de 50% da carga horária total do curso de Enfermagem é destinada a atividades práticas, sendo desenvolvida em campos variados e proporcionando ao graduando excelente articulação do processo de aprendizagem desde o início do curso.  Por meio de um Projeto Pedagógico inovador o curso de Enfermagem EMESCAM oferece nos três últimos semestres (um ano e meio) o estágio supervisionado, oportunizando ao aluno vivenciar os processos de trabalho da equipe de saúde da atenção primária, secundária e terciária. Trata-se de um “treinamento” programado e intensivo em Unidades de Saúde da Estratégia Família, no Hospital Santa Casa, no Centro Integrado de Atenção à Saúde, nos serviços ambulatoriais e hospitalares, por meio de atribuição de responsabilidades crescentes em todos os processos de trabalho do Enfermeiro: assistência, gestão, educação e pesquisa.

Dados Gerais
- Ato legal: Portaria nº 820 de 30 de dezembro de 2014, publicada no DOU de 02 de janeiro de 2015
- Número de vagas: 80 anuais
- Turno: Matutino
- Duração do curso: 10 períodos
- Mensalidade: R$ 1.108,00
- Coordenadora: Italla Maria Pinheiro Bezerra
- E-mail: Italla.bezerra@emescam.br

Contato 
Informações sobre o curso: (27) 3334-3573 
Informações sobre o vestibular: (27) 3334-3512
E-mail: coord.enfermagem@emescam.br

Objetivos do Curso
Proporcionar ao futuro enfermeiro excelente formação generalista, crítica e reflexiva. Capacidade de conhecer e intervir sobre os problemas e/ou situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões bio-psico-sociais dos seus determinantes.

A Profissão
A Enfermagem é a ciência que se dedica a promover, manter e restabelecer a saúde das pessoas. Sendo assim, o foco do trabalho do enfermeiro é o cuidado. Além da assistência direta ao paciente existe uma área de atuação bastante ampla em locais onde o enfermeiro pode exercitar sua profissão de maneiras diferentes. Os enfermeiros estão entre os profissionais mais procurados nos Estados Unidos, Canadá e Inglaterra. No Brasil, segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), essa profissão foi a segunda com maior crescimento na criação de postos de trabalho no período de 2009 a 2012. 

As principais áreas de atuação do enfermeiro são:
- Hospitais; 
- Unidades de Saúde; 
- Unidades de Atendimento de Urgência e Emergência;
- Clínicas de Diagnóstico por Imagem;
- Empresas;
- Atendimento Domiciliar;
- Docência no Ensino Médio e Superior;
- Assessoria;
- Consultoria;
- Auditoria;
- Pesquisa Básica e Aplicada;
- Representação de Produtos Médicos e Equipamentos Hospitalares;
- Gerência de Programas e Serviços de Saúde;
- Clínicas de Fertilização in vitro.