O Teste de Progresso (TP) é uma avaliação cognitiva sem caráter de seleção ou classificação, constituído de uma prova institucional que avalia individualmente se o ganho de conhecimento por parte do estudante está sendo contínuo e progressivo, e como o conhecimento está sendo elaborado e consolidado nas áreas básicas e clínicas, importantes para o aproveitamento do internato e o desenvolvimento final do profissional.

Nos últimos cinco anos, o consórcio TP ES/RJ teve a participação de nove cursos de medicina: UFES, UFRJ, UERJ, UNESC, Multivix, Unigranrio, Petrópolis, UNIFoa e UNIG. O Grupo Gestor deste consórcio é formado por oito docentes da Regional, que participam do processo desde 2010.

A Proposta é participar deste Consórcio, em 2018, com GRANDE ADESÃO.

A parceria entre os cursos de medicina tem contribuído para a confecção de questões com alta qualidade, além de combinar benefícios econômicos com vantagens educacionais globais, pois tira do processo de avaliação o efeito da endogenia e permite uma comparação salutar dos avanços e/ou limitações entre as instituições participantes, sempre evitando qualquer tipo de ranqueamento. Este tipo de parceria, o consórcio, vem mostrando eficiência e viabilidade do processo com aprimoramento a cada ano.

Já existe a recomendação do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) de que todos os cursos de medicina realizem o Teste de Progresso como uma das avaliações do curso e do estudante, reforçando assim que o Teste é importante para o aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e do curso.
 
VANTAGENS PARA O ESTUDANTE

•       Situa o estudante individualmente no processo evolutivo de ensino-aprendizado
•       Amplia seu conhecimento cognitivo;
•       Permite o feedback  ao aluno durante o curso, de forma a preencher as lacunas; durante o processo formativo, além de possibilitar a revisão de todos os tópicos, mesmo aqueles aprendidos no passado; e
•       A participação no Teste de Progresso tem contado pontos nas seleções para Residência Médica de vários Programas.
 
VANTAGENS PARA O CURSO DE MEDICINA

•       Permite diagnosticar suas deficiências ao longo da estrutura curricular;
•       Orienta e ajusta estratégias de aprendizado, avaliações específicas de disciplinas, dificuldades pedagógicas e curriculares; e
•       Capacita docentes em formulação de itens.
 
Referências:

SAKAI, Marcia Hiromi et al. Teste de progresso e avaliação do curso: dez anos de experiência da medicina da Universidade Estadual de Londrina. Rev. bras. educ. med. 2008;32(2):254-263.
Schuwirth & Van Der Vleuten. The use of progress testing.
Perspect Med Educ, 2012;1:24-30.