EDITAL DO PROGRAMA DE EMBAIXADORES DA BRAZIL CONFERENCE AT HARVARD & MIT 2019

O que é?
O Programa de Embaixadores ("Programa") irá selecionar 10 (dez) universitários brasileiros para assistir à quinta edição da Brazil Conference at Harvard & MIT (“Conferência” ou “Brazil Conference”), que será realizada em Boston, Estados Unidos, nos dias 05 e 06 de abril de 2019. Cada uma das cinco regiões brasileiras será representada por dois embaixadores engajados com o futuro do país, os quais serão patrocinados pela organização do evento de acordo com os termos deste edital.
Missão: promover o encontro com líderes e representantes da diversidade do Brasil, com a missão de encontrar solu ccedil;ões inovadoras para o futuro do nosso país.
Objetivo: o objetivo de encorajar jovens brasileiros a desempenharem papel ativo e transformador frente à realidade brasileira, de envolver alunos de graduação no Brasil nos debates da Conferência e de criar lideranças jovens que instigarão discussões em universidades no Brasil, a Brazil Conference realiza o Programa de Embaixadores.
Inscrição: no site https://www.napratica.org.br/e/pt-BR/processos/1926/inscricao/nova

CRONOGRAMA
20/08/2018 - Início das inscrições
10/10/2018 - Encerramento das inscrições
12/10/2018 - Divulgação dos aprovados na primeira fase
04/11/2018 - Divulgação dos aprovados na segunda fase (seleção dos finalistas)
12/01/2019 - Divulgação dos aprovados na terceira e última fase (seleção dos Embaixadores)


FASES DO PROCESSO SELETIVO
- 1º Fase
Realizada pela internet, através do site Na Prática (http://bit.ly/ProgramaDeEmbaixadores_2019). Ela consiste no fornecimento de dados pessoais, perguntas específicas, além de alguns testes e envio de um vídeo sobre a história do candidato e o motivo pelo qual ele está se inscrevendo.
- 2º Fase
Consiste no preenchimento de um formulário realizado através do Google Forms, Survey Monkey ou ferramentas similares. Nele, o candidato encontrará questões de caráter pessoal e motivacional, por exemplo "Como sua participação na Conferência será relevante?"
- 3º Fase
São realizadas entrevistas em formato online (não-presenciais). A fase de entrevistas é importante para os avaliadores conhecerem melhor o perfil de cada candidato e conhecerem mais sobre a sua história. Os candidatos aprovados na terceira fase serão os 10 (dez) Embaixadores da Brazil Conference 2019.


ELEGIBILIDADE
Para participar do Programa de Embaixadores, é preciso que o candidato atenda, durante toda a duração do Programa, as seguintes condições de elegibilidade:
- Ter cidadania brasileira;
- Ter pelo menos 18 anos (completos até 28 de fevereiro de 2019);
- Ser estudante de graduação, inclusive Educação à Distância, em universidade brasileira pública ou privada, devidamente matriculado na data do evento (5 e 6 de abril de 2019); - Experiência de liderança, participação ativa em projetos sociais ou acadêmicos, experiência na organização de eventos ou no engajamento de pessoas são diferenciais desejáveis, porém não são exigências para a seleção do candidato.
- A proficiência em inglês também não é obrigatória, pois planejamos oferecer sistema de tradução simultânea para a maioria dos painéis. Também não é obrigatório possuir visto americano ou passaporte, pois iremos auxiliá-lo (a) no processo de obtenção de tais documentos.


CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
Os candidatos serão avaliados levando em conta os seguintes aspectos:
- Desejo de impactar o Brasil;
- Envolvimento com uma ou mais iniciativas em sua universidade e/ou comunidade (por exemplo, pesquisa, voluntariado, empreendedorismo etc.);
- Comprometimento em inspirar jovens ao retornar ao Brasil após o evento.


BENEFÍCIOS DO EMBAIXADOR
- Patrocínio de despesas de transporte, hospedagem e alimentação para a Brazil Conference 2019;
- Custos relacionados com emissão de visto e passaporte;
- Ingresso exclusivo e intransferível para a Brazil Conference 2019;
- Título de Embaixador da Brazil Conference 2019;
- Mentoria com estudantes de Harvard, MIT ou outras universidades na região de Boston (o pareamento de mentor e mentorado levará em conta o curso e as aspirações de carreira do Embaixador);
- Suporte e acompanhamento pós-conferência para organização dos painéis no Brasil (cuja realização dependerá de aprovação prévia da organização da Brazil Conference);
- Imersão nas universidades de Harvard e MIT: tour exclusivo em MIT e em Harvard, guiado por atuais estudantes, com oportunidade para conhecer salas de aula, laboratórios e outros estabelecimentos.