Inscreva-se para Prova de Monitoria em Obstetrícia

Notícias | 22/05/2017 16h38

Está aberto o edital para inscrição na prova de Monitoria em Obstetrícia, com 28 vagas, para atividades na Pro-Matre Maternidade. As inscrições acontecem no período de 22 a 25 de maio, no link https://goo.gl/forms/IqNPEjA7yYFUw8fi1    Confira o edital na integra (Anexo 1). PRAZO PRORROGADO Foi prorrogado o período de inscrições na prova de Monitoria em Obstetrícia, As inscrições continuam no período de 26 de maio a 02 de junho. Confira anexo com o Termo Aditivo ao Edital (Anexo 2).  

Emescam e Santa Casa são inseridas na Rede Universitária de Telemedicina

Notícias | 22/05/2017 16h22

A Emescam e o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Vitória celebram mais um importante passo pelo incentivo à educação e à pesquisa. Nosso time agora faz parte da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A inserção na rede RUTE possibilita, em um primeiro momento, a utilização de aplicativos que demandam mais recursos de rede e o compartilhamento dos dados dos serviços de telemedicina entre os hospitais universitários e instituições de ensino e pesquisa participantes.  “Somos a única faculdade particular do Espírito Santo inserida na RUTE. Com isso, esperamos aumentar a nossa abrangência junto a outras instituições de ensino e pesquisa, tanto no país como no exterior”, destaca Rosane Mageste, que coordena a Medicina Interativa, a telemedicina da Emescam, ao lado do professor Bruno Valbon. Até o momento, a Medicina Interativa já faz parte de seis SIGs, que são os Grupos de Interesse Especial. São eles: Educação Médica, Oftalmologia, Simulação Realística, Bucomaxilofacial, Telenfermagem – Saúde Mental e Trauma. “Aproveito para agradecer ao coordenador nacional da Rede Universitária de Telemedicina, professor Luiz Ary Messina, pela colaboração conosco nesse momento tão importante para nós.”, salienta Rosane Mageste. “Em nome dos coordenadores, também agradeço ao incentivo da provedora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Vitória, Maria da Penha Rodrigues D’Avila, e ao diretor da Emescam, Flávio Takemi Kataoka”, conclui. Rede RUTE A RUTE é uma iniciativa do Ministério da Ciência e Tecnologia, coordenada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que visa a apoiar o aprimoramento de projetos em telemedicina já existentes e incentivar o surgimento de futuros trabalhos. Em 10 anos de atuação, a RUTE já agrupa 124 unidades em operação no Brasil e 57 grupos de interesse especial (SIGs).  

Vestibular Internacional 2017/2

Notícias | 22/05/2017 15h33

Gabarito Oficial dos Cursos Graduação em Enfermagem, Fisioterapia e Serviço Social

Notícias | 21/05/2017 10h28

Rodas de Conversa – 29/05

Notícias | 18/05/2017 17h07

A preocupação com a sua própria saúde física e mental é a primeira obrigação dos profissionais de saúde. Esse cuidado pode ser aprendido e vivenciado durante a  formação.  Sabemos que quanto mais nos conhecemos e percebemos nossas fragilidades e potencialidades, mais possibilidades temos de enfrentar desafios.   Pensando em tudo isso a EMESCAM organizou um espaço/tempo de trocas, onde assuntos de interesse serão abordados com a ajuda de professores. Os encontros são livres como deve ser a busca por esse crescimento e pela autonomia.   Temas a serem tratados: - Ansiedade/Stress; - Relacionamentos; - Dificuldade de Aprendizagem/Dificuldade de Concentração.   Data: 29 de maio – segunda-feira Horário: 16h Local: Sala 102 – EMESCAM   Inscrições no NAD. Vagas Limitadas. Mais informações: 3334-3561  

I Seminário de Auditoria em Saúde

Notícias | 16/05/2017 8h54

I Seminário de Auditoria em Saúde do ES

Notícias | 16/05/2017 8h48

Com o objetivo de contribuir para um tempo mais ético e de transparência, além de levar a informação para todos aqueles que precisam e querem trabalhar por uma saúde melhor, a Emescam promove nos próximos dias 6 e 7 de junho, de forma gratuita, o I Seminário de Auditoria em Saúde do Espírito Santo, no Gran Hall, que fica no complexo da Faculdade.   Devido à relevância do assunto para a sociedade, a Emescam vai reunir pela primeira vez todos os órgãos importantes no controle da defesa da ética e transparência das contas públicas. O evento contará com representantes do Tribunal de Contas da União (TCU), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do Ministério Público, da Secretaria de Saúde, do Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Espírito Santo (Cosems ES), da Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes), da Defensoria Pública, do Tribunal de Justiça, e do Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde (Denasus), representante do Ministério da Saúde.   Entre os destaques da programação estão a palestra do Secretário de Saúde do Espírito Santo, Dr. Ricardo Oliveira, sobre os desafios da gestão eficiente na saúde, o debate acerca do processo de auditoria e seus resultados, entre os órgãos competentes, e também uma mesa de diálogos ratificando a importância da implementação de auditorias nos municípios do Espírito Santo.   O diretor da Emescam, Dr. Flávio Takemi Kataoka, reforça o compromisso da instituição com a ética e salienta que o fortalecimento da auditoria contribui para a melhora do SUS. "Um SUS mais forte é tudo que a saúde do Espírito Santo necessita no momento", completa.   Contextualização A Lei 8080/90 que determina a necessidade de monitoramento por parte do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) não é nova. Porém, sua implementação se dá de acordo com a visão do Município em fortalecer a gestão e organizar os setores de auditoria dentro da sua realidade financeira.  

Banner Pós Graduação

Notícias | 15/05/2017 14h37

Banner Jornada de Fisioterapia

Notícias | 15/05/2017 14h33

FAQ do Processo Seletivo Medicina com uso do ENEM

Notícias | 12/05/2017 16h20

1) Por que a EMESCAM utilizará o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) nos Vestibulares de Medicina a partir de 2018/1? A medida é resultado de discussões internas e pareceres da Comissão Especial do Processo Seletivo e reflete o nosso respeito à política nacional de educação, sem abrir mão do enfoque aos conhecimentos específicos que contribuem para a boa formação médica. 2) Como será o Vestibular de Medicina EMESCAM a partir de 2018/1? O processo seletivo do curso de Medicina EMESCAM a partir de 2018/1 utilizará as notas do ENEM, bem como a nota de seu vestibular próprio. A composição da nota se dará da somatória dos 02 (dois) resultados, ou seja, o candidato fará a prova da EMESCAM com pontuação de 0 a 1000 pontos. A essa nota será somado o resultado obtido pelo mesmo no ENEM, sem que sejam atribuídos pesos diferenciados a nenhuma das áreas de conhecimento. A somatória das notas obtidas pelo candidato nas provas do ENEM e da EMESCAM resultará na nota final do candidato no processo seletivo da EMESCAM, cuja classificação se dará em ordem decrescente. 3) O que devo estudar para fazer o processo seletivo do curso de Medicina da EMESCAM a partir de 2018/1? O candidato deverá se preparar para a prova do ENEM que é aplicada pelo Governo Federal e também para a prova de Medicina da EMESCAM que terá apenas questões objetivas de Biologia e Química. 4) Mesmo fazendo uma prova específica de Biologia e Química, a nota de Ciências da Natureza do ENEM também será utilizada? Sim, a pontuação do ENEM será utilizada em sua totalidade, contabilizando todas as áreas do conhecimento, incluindo a prova de redação, no total de até 1000 pontos. 5) Qual será o dia da prova do Vestibular de Medicina 2018/1? A data do Vestibular, o dia de realização das provas, taxa de inscrição, dentre outras informações relacionadas, serão divulgadas em edital específico. 6) A EMESCAM usará o SISU ou a nota geral do candidato? O SISU é um sistema disponível apenas as Instituições de Ensino públicas, assim, não será utilizado pela EMESCAM. Será considerado apenas a nota geral do candidato no ENEM. Se você tiver outras dúvidas ou queira algum outro esclarecimento, envie e-mail para processo.seletivo@emescam.br