Saúde Coletiva - Ênfase em Estratégias de Saúde da Família

Início das aulas: 16/02/2019

Duração: 15 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:20 x R$ 400,00

Periodicidade: Aulas presenciais - Sábados 8h às 18h com algumas aulas às sextas feiras (quinzenal)

Responsável técnico:

  • Célia Marcia Birchler (celia.birchler@emescam.br)
 

Contrato:

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A inscrição no site não configura matrícula efetuada, apenas pré-reserva de vagas

Público Alvo:

O curso destina a profissionais graduados das diversas áreas das ciências humanas e da Saúde como: Nutricionistas, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogos, Odontólogos, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Biólogos.

Objetivo:

OBJETIVOS GERAIS
Proporcionar formação de qualidade, com vistas a desenvolver habilidades e competências que possam preparar profissionais para atuarem com os preceitos organizativos e funcionais do SUS, tendo como base a prática multiprofissional e interdisciplinar de saúde da família
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Compreender o processo de trabalho em saúde no âmbito da Atenção Primária em Saúde;
- Capacitar para o uso dos instrumentos de planejamento e execução da área saúde coletiva;
- Qualificar a pratica profissional a partir do conhecimento adquirido ao longo do curso;
- Proporcionar o desenvolvimento de ações de promoção e prevenção na área da saúde coletiva;
- Aproximar os alunos da realidade vivenciada no campo da saúde pública no cenário estadual; 
- Conhecer o diagnóstico de saúde no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.

Justificativa:

A implantação de um modelo de atenção à saúde almeja uma prática de saúde com ações competentes que concretizem os princípios da universalização, integralidade e equidade. Mais do que um programa, a Saúde da Família é uma Estratégia, onde o indivíduo deve ser visto e abordado de forma contextualizada, tanto pelos profissionais integrantes de uma equipe de saúde da família, em uma unidade básica, bem como por todos os demais inseridos no sistema, em todos os níveis de complexidade.
O aspecto fundamental que norteia a criação do curso pode ser sintetizado na busca de uma melhor qualificação do profissional de saúde, que possa repercutir em um atendimento norteado no critério da competência, ao preparar o profissional para desenvolver ações de saúde direcionadas ao território tendo como núcleo de intervenção a família, em uma proposta de atenção integral.
A pretensão é que o curso se torne um diferencial no cenário estadual ao dar ênfase à área mais estratégia da Saúde no país. Tendo para isto, a preocupação em escolher um corpo docente altamente especializado, oferecendo aos alunos segurança e confiança no aprendizado.

Conteúdo Programático:

MÓDULO 01: POLÍTICAS PÚBLICAS (disciplina com aproveitamento de crédito no mestrado)
- Raízes do pensamento político.
- A autonomia do político (Maquiavel).
- O Contratualismo (Hobbes, Locke e Rousseau). 
- Estado e Classes Sociais (Hegel, Marx e Gramsci).
- O debate contemporâneo: Liberalismo e Neoliberalismo;
- Marxismo. 
- A teoria Keynesiana e o Estado intervencionista.
- Contextualização das Políticas Públicas no marco das transformações societárias do final do século XX.
- Teorias contemporâneas sobre Políticas Públicas.
- Formação e fundamentos políticos e jurídicos do Estado brasileiro e os sistemas de proteção social.
- Reforma do Estado, processo de privatização e terceirização das políticas públicas recentes, política neoliberal e suas repercussões nas políticas públicas pós 1988.

MÓDULO 02: POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL
- Estado e cidadania
- Processo democrático e a construção do SUS
- Política de saúde no Brasil e modelos de atenção
- Gestão Administrativa e Financeira do SUS

MÓDULO 03: VIGILÂNCIA EM SAÚDE
- Vigilância em Saúde
- Epidemiologia e o Processo Saúde-Doença
- Sistemas de Informação em Saúde
- Intersetorialidade e promoção a saúde

MÓDULO 04: ESTRATEGIA SAUDE DA FAMILIA
- Atenção Básica e Estratégica- Saúde da Família
- Território como instrumento de trabalho
- A família com espaço de produção de saúde
- Interdisciplinaridade e o trabalho em equipe

MÓDULO 05: CICLOS DE VIDA E ÁREAS ESTRATEGICAS
- Saúde da Criança e do Adolescente
- Saúde da Mulher e do homem
- Saúde do idoso
- Política de equidade e populações tradicionais
- Política de Saúde Mental

MÓDULO 06: GESTÃO E PLANEJAMENTO
- Planejamento em saúde e rede de atenção
- Financiamento da atenção básica/ estratégia saúde da família
- Programação das Ações na Atenção Primária a Saúde
- Monitoramento e avaliação da situação de saúde
- Participação popular e controle social no SUS

MÓDULO 7: PROCESSOS SOCIAIS E DESENVOLVIMENTO LOCAL (disciplina com aproveitamento de crédito no mestrado)
- Debate teórico sobre processos sociais e teorias de mudança social nas Ciências Sociais.
- Os processos sociais de longo alcance, transformações sociais e revoluções.
- Revoluções sociais burguesas (séc. XVIII) e proletárias (séc. XX). Experiências históricas e regimes políticos totalitários, ditatoriais e democráticos no século XX.
- Desenvolvimento econômico mundializado e a economia do Espírito Santo (séc. XX e XXI).
- Impactos ambientais da economia local na qualidade de vida da população urbana e rural.
- Processos sociais e relações sociais locais e o desencadeamento das diferentes formas de participação e organização social e política como instrumentos que resultam em mudanças no âmbito local.
- Desenvolvimento local e os princípios da sustentabilidade econômica, social, ecológica e cultural. Importância econômica da sustentabilidade nas estratégias de desenvolvimento sustentável: o caso do Espírito Santo no cenário brasileiro e mundial.
- Abordagem intersetorial e interdisciplinar das políticas públicas e sociais como fator desencadeador de mudanças locais na ação de governos e da sociedade civil.

METODOLOGIA CIENTÍFICA I, II e III (ao longo do curso)
EMENTA: Teoria do conhecimento - senso comum, senso crítico, ciência. Estrutura do trabalho de pesquisa científica. Métodos e técnicas de pesquisa: finalidade; natureza; abordagem; objetivos; procedimentos técnicos; desenvolvimento no tempo.  Estrutura do Resumo e da Paráfrase. Normas gerais para citações no corpo do trabalho. Oratória.

SUPERVISÃO DE ATIVIDADES TCC (ao longo do curso)
EMENTA: Fundamentos e métodos da pesquisa científica. Artigo científico como trabalho de conclusão de curso. Elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).