Saúde Coletiva - Ênfase em Estratégias de Saúde da Família

Início das aulas: Agosto de 2017

Duração: 12 Meses

CH Total: 400 Horas

Mensalidade:15 x R$ 430,00

Periodicidade: Aulas quinzenais às sextas (18h às 22h) e sábados (08h às 18h).

Coordenador(es):

  • Marizete Silva

Fazer inscrição

Público Alvo:

Nutricionistas, Médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, Serviço Social, Fonoaudiólogos, Dentistas, Terapeutas Ocupacionais, Psicólogos, Biomédicos, Farmacêuticos, Biólogos, e áreas afins.
 

Objetivo:

Preparar profissionais capazes de planejar, organizar e supervisionar as ações em saúde da família. Instrumentalizar o profissional para desenvolver métodos didáticos que favoreçam a relação da teoria e da prática vivenciada. Compreender o processo de trabalho em saúde no âmbito da atenção básica. Estabelecer o diagnóstico de saúde e elaborar o planejamento das ações a serem desenvolvidas no âmbito da promoção, proteção e recuperação da saúde nas diferentes fases do ciclo de vida.
 

Justificativa:

A implantação de um novo modelo de atenção à saúde, almeja uma prática de saúde com ações competentes que concretizem os princípios da universalização, integralidade e equidade. Mais do que um programa a Saúde da Família é uma Estratégia, onde o indivíduo deve ser visto e abordado de forma contextualizada, tanto pelos profissionais integrantes de uma equipe de saúde da família, em uma unidade básica, bem como por todos os demais inseridos no sistema, em todos os níveis de complexidade. Assim, uma nova dinâmica de funcionamento para os serviços básicos de saúde está em desenvolvimento construindo uma relação diferente com a comunidade, criando vínculos de compromisso e de responsabilidade compartilhada e valendo-se dos contextos familiar e social como base da atuação.
Diante desta nova realidade, a Emescam decidiu oferecer o referido curso que, além de possibilitar a situação já prevista, permitirá que os alunos possam complementar o conhecimento, agregando valor ao currículo profissional, tornando-se mais atrativo, além de contribuir para o desenvolvimento regional sob o ponto social e econômico.
 

Conteúdo Programático:

- Sistema Único de Saúde;
- Políticas de Saúde;
- Gestão Administrativa e Financeira do SUS;
- Metodologia da Pesquisa Científica;
- Metodologia do Ensino Superior;
- Bioestatística;
- Epidemiologia e o Processo Saúde- Doença;
- Sistemas de Informação em Saúde;
- Vigilância Epidemiológica;
- Vigilância Sanitária;
- Vigilância Ambiental;
- Controle de Zoonoses;
- Gestão da Qualidade em Saúde Coletiva;
- Planejamento e Diagnóstico em Saúde;
- Auditoria Interna;
- Classificação de Risco;
- A Família como espaço de produção de saúde;
- Modelo Assistencial em Saúde;
- Programas de Saúde;
- Atenção Primária e Estratégica- Saúde da Família;
- Intersetorialidade e Promoção da Saúde e;
- Educação em Saúde e Participação Popular no SUS.