Nutrologia

Início das aulas: Fevereiro de 2018

Duração: 02 anos

CH Total: 3332 Horas

Mensalidade:24 x R$ 2.190,00

Periodicidade: Bimensal Quarta-Feira: 13:00h as 20:00h Quinta-feira: 08h:00 às 20:00h Sexta-Feira: 08h:00 às 20:00h Sábado: 08h:00 às 21:00h Domingo: 08:00h as 15:00h

Coordenador(es):

  • Weder Willian De Melo (clinica.drweder@gmail.com) - Médico Nutrólogo 
  • Leonardo Ferreira (leonardoferreira@doctor.com) - Médico Dermatologista

Fazer inscrição

Descrição:

Taxa de Matrícula: R$ 650,00  (pagamento pelo link http://fapecs.com.br ou entrar em contato pelo e-mail pos@fapecs.com.br)
 

Público Alvo:

Graduados em Medicina.

Objetivo:

O Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Nutrologia tem o objetivo de oferecer aos profissionais com graduação em Medicina, uma base teórica e prática de Nutrologia, com o intuito de auxiliá-los no momento em que forem abrir a própria clínica ou consultório, bem como ajudá-los no processo de gestão da nova empresa criada.

Justificativa:

A Nutrologia é uma especialidade reconhecida pela Associação Médica Brasileira que estuda, pesquisa e avalia os benefícios e malefícios causados pela ingestão dos nutrientes, aplicando este conhecimento para a avaliação de nossas necessidades orgânicas, visando a manutenção da saúde e redução de risco de doenças, assim como o tratamento das manifestações de deficiência ou excesso.

O acompanhamento do estado nutricional do paciente e a compreensão da fisiopatologia das doenças diretamente relacionadas aos nutrientes permitem ao nutrólogo atuar no diagnóstico, prevenção e tratamento destas doenças, contribuindo na promoção de uma longevidade saudável, com melhor qualidade de vida.

A maioria dos médicos ainda não está consciente e habilitada nesta área, não tendo o devido conhecimento e experiência para prevenir, diagnosticar e tratar distúrbios médicos nutricionais. Há apenas uma pequena minoria de cursos oferecendo residência e treinamento na modalidade pós-graduação lato sensu em Nutrologia. Dentre os 655.396 registros de médicos ativos no Brasil, disponível no site do CFM, apenas 939 possuem Título de Especialista em Nutrologia.

A Nutrologia é uma área carente de profissionais em todo o território nacional. No Estado do Espírito Santo, em busca ativa pelo site do CRM-ES, existem apenas 26 médicos com Título de Especialista em Nutrologia

Conteúdo Programático:

BIOQUÍMICA -  49
DISTÚRBIOS DA CONDUTA ALIMENTAR - 71
HIPOVITAMINOSES – 82
METODOLOGIA CIENTÍFICA - 49
NUTROLOGIA CONCEITUAL - 90
NUTROLOGIA ESPORTIVA - 49
OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA    - 122
AMBULATÓRIO DE NUTROLOGIA GERAL (ESTÁGIO) - 720
ENFERMARIA (ESTÁGIO) - 576
FARMÁCIA DE MANIPULAÇÃO (ESTÁGIO) - 272
PLANTÃO DE UTI/EMERGÊNCIA (ESTÁGIO) - 532
TERAPIA NUTROLÓGICA PARENTERAL E ENTERAL (ESTÁGIO) - 720
CARGA HORÁRIA TEORIA - 512
CARGA HORÁRIA ESTÁGIO - 2820
CARGA HORÁRIA TOTAL - 3332